“Que monstra sou eu?” Essa é a pergunta-chave da 16ª edição do IC Encontro de Artes, festival realizado pela Conexões Criativas em parceria com a Dimenti Produções Culturais, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de agosto em Salvador. Promovendo uma programação com artistas e espetáculos dissidentes, que rompem com morais opressoras sobre seus corpos, identidades e escolhas, o evento trará pela primeira vez à cidade o badalado espetáculo “King Kong Fran”, protagonizado pela personagem Fran, vivida pela atriz e palhaça Rafaela Azevedo, sucesso de crítica e bilheteria no teatro brasileiro. A montagem será apresentada no último dia do IC, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, às 20h, e os ingressos já estão disponíveis, pelos valores de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia), no site www.icencontrodeartes.com.br. Depois da peça, quem encerra a grade do festival é a cantora Letrux, no show “Letrux como mulher girafa”, no Largo Tereza Batista.
“King Kong Fran” promove uma irreverente e debochada reflexão sobre machismo, assédio, abuso, consentimento e violência de gênero. Numa fusão das linguagens de circo e teatro, o solo convida o público a conhecer o avesso dos estereótipos do feminino disseminados na sociedade. Partindo de referências como a atração circense Monga, A Mulher Gorila e King Kong, o gorila gigante do cinema, Rafaela questiona a sexualidade e a distinção de gênero na construção social.
A direção musical do espetáculo é assinada por Letrux, que se junta à programação do festival com seu terceiro disco solo, “Letrux como mulher girafa”, em que mais uma vez mostra como está disposta a sair das jaulas e padrões do mercado da música e da sociedade.
O IC Encontro de Artes tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados.