Shows

CARNAVAL DO PELÔ TERÁ SHOW DE GUITARRA BAIANA, COM JULIO CALDAS

Dia 9 de fevereiro
Flavia Maciel , Salvador | 07/02/2024 às 16:12
Julio Caldas
Foto: Jailton Suzart

  Celebrando quase 30 anos de carreira, nesta sexta-feira de Carnaval (09), às 18 horas, Julio Caldas anima os foliões com sua Guitarra Baiana, no Largo Quincas Berro d´Água, no Pelourinho. No show, o multi-instrumentista fará uma homenagem a Tapajós, Moraes Moreira e Armandinho, Dodô e Osmar, ícones do Carnaval Baiano acompanhado dos músicos Eduardo Brandão (violão de 7 cordas), Gilmário Celso (baixo) e Eric Dutra (bateria).

 

No carnaval do Pelô, que conta com patrocínio do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) e da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), Julio Caldas apresentará o resultado do trabalho de pesquisa em torno da Guitarra Baiana, instrumento que deu origem ao Carnaval da Bahia como é mundialmente conhecido. O show mescla canções com momentos de interpretações instrumentais, transportando os foliões para a época em que a guitarrinha era considerada a voz do trio elétrico.

 

“O nosso Carnaval é uma homenagem a essas três entidades e traz um repertório baseado nas sonoridades da Guitarra Baiana dos anos 60 e 70”, explica Julio Caldas, relembrando histórias em torno do instrumento e dos artistas são referência nas festividades de Momo até os dias de hoje. “O Tapajós, por exemplo, tem uma representação muito grande, porque mesmo nos anos em que o trio elétrico de Dodô e Osmar não saiu, ele nunca deixou de desfilar. Tinha frota de trios e mandavam o Tapajós fazer outros carnavais além do Carnaval de Salvador”, relembra.

 

Sobre Julio Caldas

 

O multi-instrumentista Julio Caldas tocou no Carnaval pela primeira vez em 1996, acompanhando outros artistas. No ano de 2009, levou o seu projeto solo para a avenida. A notoriedade do seu trabalho é destacada pela produção do Circuito Guitarra Baiana, da Mostra de Guitarra Baiana e do Trio de Guitarra Baiana, realizados desde 2009, e pela premiação com o Troféu Dodô e Osmar como melhor instrumentista de guitarra baiana, em 2015, indicação ao Troféu Caymmi como artista revelação e, por duas vezes ter sido finalista do Festival de Música Educadora FM, com suas composições para o grupo Viola de Arame.

 

Músico, produtor e pesquisador de instrumentos de cordas dedilhadas, Julio Caldas possui sete álbuns lançados: Pitecantropus Erectus; Café com Blues – Tipo Exportação; Julio Caldas Quarteto – Choro Rock; Viola de Arame; Julio Caldas & Choro Rock – Circuito Guitarra Baiana; Blues, Baiões e Psicodelia e Canções Amigas.

 

Ouça o Álbum Circuito Guitarra Baiana: https://open.spotify.com/intl-pt/album/1RfY9ZZ5TRIGYenaEsiW4n

Assista: https://youtu.be/E-HGIihT6mk?feature=shared

 

SERVIÇO

O QUÊ: Show de Guitarra Baiana, com Julio Caldas, no Carnaval do Pelourinho

Quando: Sexta-feira (09/02), às 08 horas

Onde: Largo Quincas Berro d’Água – Pelourinho –Salvador

Quanto: Gratuito