Shows

BLOCO OS MASCARADOS 2024 COMEMORA SEU JUBILEU DE PRATA 25 ANOS

Dia 8 de fevereiro
Jamil Moreira Castro , Salvador | 07/02/2024 às 19:51
Nanda e Lanlanh
Foto: Shai Andrade

Ao comemorar o seu Jubileu de Prata, 25 anos, o bloco Os MASCARADOS convoca os foliões para vestirem as suas fantasias no espaço mais plural da folia baiana. A alegria é fundamental para se divertir na viagem da Barra até Ondina (Circuito D0dô), nesta quinta-feira (08/02), às 21h – concentração a partir das 19h, sob o comando do cantor Jau e com a participação especial de Margareth Menezes. A novidade é que pela primeira vez a coroa da realeza vai para as cabeças de duas rainhas, a percussionista Lan Lanh e a atriz Nanda Costa.

 

Desde o seu primeiro desfile, em 1999, o bloco Os Mascarados conquistou milhares de foliões com sua proposta inovadora de resgatar a fantasia e as músicas clássicas carnavalescas.  Atualmente, o bloco é dirigido por três mulheres, Paula Resende, Selma Calabrich e Jaqueline Azevedo, e contando sempre com a presença de Margareth Menezes, uma de suas fundadoras. No universo predominante masculino, essas mulheres conquistaram o respeito com a força e determinação para colocar na rua um dos maiores blocos do país.

 

“Fizemos a quinta-feira ser um dia de liberdade e diversidade. Temos orgulho disso, pois mesmo no Carnaval os preconceitos e discriminações, o machismo e a homofobia infelizmente continuam vigentes. Também por isso é importante destacar que no nosso bloco o comando é feminino”, diz Selma, que também é diretora da escola Pracatum. Ela destaca ainda que com o sucesso junto à comunidade LGBTQIA+, Os Mascarados ajudou a recuperar o prazer da fantasia na folia soteropolitana.

O bloco Os Mascarados conta com o patrocínio da Bahiagás e do Governo da Bahia e o apoio da Cocar. A realização é da Pau Viola Cultura e Entretenimento e Foco Educação Cultura e Entretenimento.

 

JAU


Acompanhado de sua banda, o cantor baiano vem reforçar o conceito musical do bloco com um repertório que reúne seus sucessos e hits atuais e antigos do Carnaval. Soteropolitano, o cantor e compositor Jauperi Lázaro dos Santos, ou simplesmente Jau, foi revelado, aos 17 anos, no bloco afro do Olodum, onde se consagrou com as autorias de “Canto ao Pescador” e “Jeito Faceiro”. O artista baiano também tem canções gravadas por inúmeros artistas, entre elas, Daniela Mercury, Cláudia Leitte e grupo Araketu.

 

“Temos que entender que Os Mascarados é uma agremiação que tem um apelo musical muito específico, então vamos adentrar neste ambiente musical do bloco. Vamos fazer uma fusão do que a gente é do que são Os Mascarados, mesclando as nossas músicas com as que compõem o seu repertório clássico para a folia”, explica.

MARGARETH

Ausente no ano passado, a cantora Margareth Menezes volta ao bloco Os Mascarados como homenageada no desfile de 2024. De férias no Ministério de Cultura, a baiana fará uma participação especial no trio, que estará sob o comando de Jau, com quem em alguns momentos, dividirá o microfone do trio.

“Desde o seu surgimento, Os Mascarados sempre convidou todo mundo. Isso é maravilhoso, pois é um bloco aberto a tudo, agregando um público que todos os estilos musicais. Este ano estarei como convidada especial e Jau é um super artistas que estará no comando. Com certeza, vai ser um super carnaval e quem gosta de música e da folia, vai curtir Jau no bloco Os Mascarados”, afirma Margareth.

RAINHAS

Conhecido por promover a diversidade e empoderar as mulheres no universo do Carnaval, Os Mascarados contará com uma realeza exclusivamente feminina. Em 25 anos, pela primeira vez o bloco será comandado por duas Rainhas, a atriz Nanda Costa e a percussionista Lan Lanh. Estas inovações significam um novo capítulo na continuidade da história dos Mascarados, surpreendendo, a cada ano, nos seus desfiles pipocas a fantasia sem perder a base de sua essência: pluralidade e democracia.

“Fiquei muito emocionada, principalmente nesse momento da vida, em que escolhemos Salvador para ser também o nosso lar. Me senti extremamente acolhida e honrada por receber ao lado da Lan o título de rainha de um bloco tão importante para nossa cultura. O Mascarados sempre foi plural, diverso, alegre, e carrega a força de Margareth, uma referência imensa para a gente de arte e resistência”, festeja a atriz Nanda Costa.

Foliã raiz do bloco, a baiana Lan Lanh, conta que já se divertiu muito na pipoca do bloco. “Frequento o Mascarados desde o surgimento do trio, em 1999. Ele resgatou a alegria dos antigos carnavais, das pessoas fantasiadas, e sempre levantou a bandeira da diversidade. O repertório também era um diferencial no carnaval com o som do Afropop, comandado por Margareth. Tenho lembranças maravilhosas da minha mãe e minha irmã se divertindo, pintando e maquiando os foliões. Eu já curti muito como pipoca e fiquei superfeliz com o convite”.

Lan Lanh e Nanda Costa vão usar a coroa que já passou pela cabeças de reis e rainhas importantes, como Chico Diaz, Fátima Mendonça, Adriane Galisteu, Alberto Pitta, Astrid Fontenelle, Luís Miranda, José Simão, Preta Gil, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Rita Batista, Paulinho Boca de Cantor, Licia Fabio, Zebrinha, Maurício Magalhães, Adriane Galisteu, Fabio Lago, Isabel Filardis, Paulo Borges, Érico Brás e Kenia Maria, entre outros.

JUBILEU DE PRATA


Há 25 anos, o bloco Os Mascarados surgiu no Carnaval da Bahia para fazer a diferença no meio de milhares de abadás que tomavam conta dos circuitos da folia. Um bloco sem cordas, que se popularizou com uma trajetória de sucesso em resgatar a alegria e a forma lúdica de se divertir fantasiado.

 

O bloco mais plural da cidade, nasceu, em 1999, do apelo popular e com o propósito de comemorar o aniversário de 450 anos de Salvador. Já na primeira edição, o desfile de Os Mascarados foi um grande sucesso e, desde então, vem conquistando mais foliões. No Circuito Dodô, sempre às quintas-feiras, o bloco recebe milhares de fantasiados com a liberdade de se divertir com segurança. Onde o folião, pode ser quem quiser, um super-herói ou vilão da ficção, político ou um profissional liberal.

 

SERVIÇO:

BLOCO OS MASCARADOS 2024

 

Data: 08 de fevereiro (quinta-feira)

Local: Circuito Dodô (Barra-Ondinha)

Atrações: Jau, com participação especial de Margareth Menezes e as rainhas Lan Lanh e Nanda Costa

Categoria: sem cordas

Horário: 21h – concentração às 20h