Shows

AFOXÉ OMÔ IZÔ LEVARÁ CULTURA YORUBÁ PARA O CARNAVAL DE SALVADOR

Dia 12 de fevereiro
Helder Azevedo , Salvador | 05/02/2024 às 19:01
Afoxé Omô Izô
Foto: Divulgação

  O Afoxé Omô Izô anunciou uma proposta inovadora para o Carnaval de 2024 para promover a cultura yorubá e seus valores ancestrais. O desfile, programado para percorrer o Circuito Batatinha, na segunda-feira de Carnaval, dia 12, às 19h, o afoxé pretende combater o racismo estrutural e gerar identificação dos jovens com sua cultura, destacando a importância do primeiro orixá cultuado no território yorubá, Obatalá, o orixá da criação.

 

De acordo com a tradição yorubá, Obatalá desempenha um papel fundamental na formação da terra e das formas humanas, sendo responsável pelo aspecto criativo de Olodumare (Deus). O desfile inclui representações das histórias e mitos associados a Obatalá, destacando sua pureza, criatividade, paciência e determinação, características refletidas nos oriki (elogios) dedicados a ele.

 

O desfile contará com diferentes alas, como uma com a representação de Obatalá com sua esposa, Yemoo, destacando a importância do casal perfeito na mitologia yorubá, além de elementos específicos do culto a Obatalá, desde sacerdotes usando atoori (galhos de atori) até devotas levando potes de água em procissão. A fantasia das alas será predominantemente branca, simbolizando a pureza associada a Obatalá, com toques de azul para contraste e percepção visual.

 

O presidente do Afoxé Omô Izô, Rafael Melo, que também é babalawo do terreiro de candomblé, destacou que a proposta do tema foi cuidadosamente consultada com a comunidade religiosa. Eles buscam propagar a palavra de orixá, furar a bolha do preconceito e restabelecer o elo perdido com a matriz africana, enfatizando a herança yorubá proveniente da Nigéria.

 

  “O Afoxé Omô Izô pretende não apenas levar a beleza ancestral ao Carnaval, mas conscientizar, promovendo a diversidade e o respeito às tradições culturais”, ressalta Rafael Melo.