Shows

AFOXÉ OLORUM BABA MI COMPLETA 45 CARNAVAIS E HOMENAGEIA OGUM

Dia 11, Circuito Batatinha
Tasso Franco , Salvador | 31/01/2024 às 15:37
Olorum Baba Mi
Foto: DIV
O Afoxé Olorum Baba Mi, que completa 45 anos em 2024, irá se apresentar no Carnaval de Salvador com um desfile inspirador. Neste ano, o bloco escolheu como tema "OGUM, O Detentor dos Caminhos e Vencedor de Demandas", em uma celebração à força, coragem e vitória associadas a esse importante orixá guerreiro. O Olorum Baba Mi é conhecido pelo seu compromisso com crianças e jovens em situações de vulnerabilidade social.

O desfile, que irá explorar expressões culturais através da percussão, canto, dança e figurinos, ganhará as ruas da capital baiana no dia 11 de fevereiro, no circuito Batatinha, um dos mais tradicionais da festa. A proposta é não apenas proporcionar um espetáculo cultural, mas também destacar a importância de Ogum na luta contra o racismo, preconceito e intolerância religiosa no estado e no país.

Ogum, considerado o "comandante supremo", é associado à força, coragem e trabalho. O orixá, filho do rei Odudua e irmão de Exu e Oxóssi, é patrono dos militares e trabalhadores braçais. O desfile do Afoxé Olorum Baba Mi busca retratar as contribuições de Ogum, conferindo destaque a sua conexão com a metalurgia, o plantio e a colheita.

A escolha do tema se justifica pela importância histórica de Ogum na formação da sociedade brasileira. O desfile deverá abordar desde o contexto histórico do período escravocrata até os desafios enfrentados pelos povos negros na atualidade. A proposta é saudar o Ogum guerreiro, fortalecendo a representatividade da cultura africana e contribuindo para o combate ao racismo e desigualdade social.

Cada ala de dança terá um papel significativo no desfile, com destaque para a representação das Guerreiras de Daomé, simbolizando a força, coragem e resistência das mulheres negras. Uma homenagem especial será feita a Dandara Palmares, líder e guerreira negra, reforçando a luta pela liberdade e o espaço das mulheres negras na sociedade.

O Afoxé Olorum Baba Mi promete proporcionar momentos de forte emoção no carnaval de 2024, promovendo a resistência negra e as levando ao folião as contribuições de Ogum para a força, poder e vitória. O desfile suscita reflexões sobre a importância da preservação da cultura de matriz africana e a busca contínua por igualdade e respeito.