Shows

FOBICA QUE COMPLETA 54 ANOS E MUDOU CARNAVAL A PARTIR DO VASSOURINHAS

Desfila dia 4 de favereiro
Da Redação , Salvador | 24/01/2024 às 19:44
Os filhos de Osmar sustentam o projeto
Foto: Jefferson Peixoto

A Prefeitura confirmou nesta quarta-feira (24) que o grupo Armandinho, Dodô e Osmar é uma das principais atrações do Furdunço 2024, que acontece no domingo (4), no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). Além disso, os irmãos Macêdo também vão se apresentar no dia 9, sexta-feira de Carnaval, no Circuito Osmar (Centro), segundo o presidente da Saltur, Isaac Edginton.

As atrações do Furdunço foram divulgadas em coletiva de imprensa na última terça-feira (23), realizada na Senzala do Barro Preto, junto à programação do Carnaval de Salvador. A festa integra o calendário de pré-Carnaval, que começa no sábado (3) com o Fuzuê.

“A Família Macêdo é uma tradição do nosso Carnaval e, como em todo ano, são especialmente convidados para fazer parte da grade de atrações da Prefeitura. Para a folia de 2024, já havíamos anunciado que eles estarão fazendo a folia no Furdunço, no dia 4 de fevereiro. No dia 9 de fevereiro, vamos fazer outra pipoca, e a Escola de Música dos Irmãos Macêdo se apresenta juntamente com Aroldo Macêdo no circuito do Campo Grande. É sempre um orgulho contar com o talento e a história dessa família em nosso Carnaval”, afirmou Edington.

Os irmãos Armandinho, Aroldo, André e Betinho são filhos de Osmar, um dos inventores da guitarra baiana e do trio elétrico ao lado de Dodô, criadores do Carnaval como o conhecemos. No ano passado, o grupo celebrou o centenário de Osmar Macêdo. Em 2024, eles comemoram os 50 anos do grupo Armandinho, Dodô e Osmar.

A MAMÓRIA É SEMPRE ESQUECIDA

O governador Otávio Mangabeira (1947-1951) apoiou a Rádio Sociedade da Bahia para trazer de Recife, em 1950, para trazer integrantes do Grupo Vassourinhas (dos garis e do frevo) para animar o Carnaval de Salvador e eles eram elétricos tanto nos equipamentos quanto nas pernas e Osmar a partir dai criou o trio elétrico com Dodô e Temistocles.

Hoje, ninguém fala mais em Otávio Mangabeira grande incentivador do turismo baniano criador do Hotel da Bahia e da Fonte Nova e breve vão esquecer de Osmar e Dodô, assim como já esqueceram de Nelson Maleiro, outro bamba do Canraval.