Shows

CORTEJO AFRO RECEBE AFROCIDADE E MELLY NO ENSAIO DA SEGUNDA

Dia 22 de janeiro
Da Redação , Salvador | 19/01/2024 às 13:11
Cortejo Afro, ingresso 100 reais
Foto: DIV
  A banda Cortejo Afro dá continuidade à temporada de Ensaios nesta segunda-feira (22), e no show recebe Afrocidade e Melly para participações especiais.  O show acontece a partir das 21h, no Largo da Tieta - Pelourinho. Ingressos antecipados podem ser adquiridos no site Bilheteria Digital.

Durante o show, o grupo mostrará a elegância e a força de sua batida percussiva, que se diferencia das demais, por apresentar uma mistura de ritmos africanos, combinados com batidas eletrônicas, músicas latinas, MPB e Pop. Tudo isso, transmitido através de um repertório único, formado por composições da banda, já consagradas pelo público, e releituras de canções nacionais.

O projeto Ensaios do Cortejo Afro é uma realização da Entidade Cultural Cortejo Afro e conta com apoio do Pro-Cultura e Clube Correio. Até o carnaval serão mais duas edições.

Cortejo Afro - Às margens da Bacia do Cobre, no Parque São Bartolomeu, em Salvador-BA, nasce a Entidade Cultural Cortejo Afro, em 2 de julho de 1998, com origem dentro dos limites de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oyá. A banda e o bloco foram idealizados pelo artista plástico Alberto Pitta que, há mais de 40 anos, desenvolve trabalhos ligados à estética e cultura africana. A entidade, envolvida com esta proposta, desenvolve trabalhos sociais junto à sua comunidade durante o ano inteiro.

Afrocidade - foi criado em 2011 pelo músico Eric Mazzone, durante as oficinas de percussão, onde o mesmo atuava como arte-educador no núcleo de Música da Cidade do Saber em Camaçari/BA. Reverberando influências da "África atual e outras Áfricas possíveis" e desconstruindo cada vez mais a visão norte-americana do fazer musical, o grupo Afrocidade, mostra que no processo criativo deles o caminho é a coletividade dos integrantes, a folia e a euforia dos encontros entre banda e o público que dão forma à sonoridade "As experiências ao vivo são um alicerce muito forte pra gente. É onde desenvolvemos nossa construção artística e trocamos energia com o público", conta o vocalista MCDO (Macedo), membro da banda ao lado de Eric Mazzone (bateria, vocal e direção musical), Fernanda Maia (vocal e percussão), Deivite Marcel e Guto Sobral (Dançarinos) Rafael Lima e Douglas Santos (Percussão), Marley Lima (baixo), Sulivan Nunes (teclado) e Fal Silva (Guitarra). O som resulta das mais variadas expressões da música negra, os ritmos ancestrais são o fio condutor do projeto, fruto de mais de 20 anos de pesquisa sonora unido a processos eletrônicos, “misturamos letras politizadas, com ritmos ancestrais, populares, Africanos e Jamaicanos”, explica Eric Mazzone, criador da banda. Além de saudar os tambores da África, o Afrocidade reafirma em suas letras a força, importância e influência direta dos valores étnicos baianos e brasileiros.

Melly - canta desde os 6 anos de idade, com um DNA musical único, a cantora e compositora construiu a sua identidade musical a partir do gênero norte-americano R&B e com sua autenticidade afro-baiana, tornando-se uma aposta potente no cenário musical brasileiro. Em 2021, lançou o EP “Azul”, que conta com participações de Chibatinha (ÀTTOXXÁ) e Sullivan (Afrocidade). Ainda nesse ano, foi uma das selecionadas pela AUR para o projeto "POSS - Proteja Os Seus Sonhos", como uma das artistas negras em evidência na música independente e se apresentou pela primeira vez no Festival Afropunk Bahia com Deepkapz e Cronista do Morro, no mesmo espaço que nomes como Luedji Luna, Duquesa, Mano Brown e outras referências da música preta. Em 2022 lançou em parceria com Saulo o single “Então Volta” e atualmente se prepara para o lançamento do seu primeiro álbum.


Serviço: Ensaio do Cortejo Afro

Convidados: Afrocidade e Melly

Quando: segunda-feira, 22/01/2024

Abertura: 19h

Show: 21h

Onde: Largo da Tieta – Pelourinho

Ingressos: Lote Promocional R$100,00 (inteira) e R$50,00 (meia-entrada).

Vendas: Site Bilheteria Digital e no local, no dia do evento.