Shows

NO RITMO DO VERÃO, JALMY MISTURA BAIANIDADE COM INFLUÊNCIAS LATINAS

Ouça na sua plataforma preferida- https://onerpm.link/MovimentoVol-II
G1 SANTANA , Salvador | 16/01/2024 às 10:10
Suingue no Jalmy
Foto: Jailton Souza


O suingue da música baiana com a batida caliente de ritmos latinos marcam o trabalho artístico do cantor, compositor e violonista Jalmy (@jalmy_), que lança seu segundo EP “Movimento vol. II” HOJE (16 de janeiro de 2024). Como o próprio nome sugere, o álbum que conta com 6 faixas, convida o público a mexer o corpo e se deixar levar pelas batidas envolventes, além de expressar sensorialmente a energia, suingue e costumes do verão baiano. OUÇA NO SPOTIFY

Nesse trabalho, Jalmy consolida sua identidade musical afrolatina, reunindo a fusão de ritmos baianos como o pagodão, samba-reggae e arrocha com beats e influências do reggaeton, salsa e cumbia. A mistura rítmica dançante e sedutora vem acompanhada de letras e símbolos imagéticos que carregam uma profusão de cores, texturas, aromas e sensações, típicos de suas regiões de origem. O álbum tem produção musical assinada por Marcos Cuper e produção executiva da Coliga Produções. 

Expoente na cena independente baiana, Jalmy completa 15 anos de carreira em 2024, atuando como cantor, compositor, produtor e  instrumentista, sendo que há 3 anos tem se dedicado à sua carreira solo. Idealizou o Baile de MOVIMENTO, que em 4 edições conquistou o público soteropolitano com um espaço que promove dança, diversão e o encontro de artistas independentes. O artista também faz parte do Duo BAVI, que já se apresentou no país Basco, Madri, Buenos Aires, Belo Horizonte, Brasilia e São Paulo, e festivais como o Radioca e Sonido.

Em Movimento vol. II, o artista dá continuidade ao prazer que descobriu na música em transbordar sensações e provocar aquela alegria genuína que surge no balançar dos corpos. Dessa forma, o artista compartilha com o público suas afetações a partir de sua musicalidade, aborda as diversas nuances das corporeidades, na relação com o sensorial, a sensualidade, o ritmo e os movimentos.

O EP abre com seu mais recente single “Tardezinha”, canção que embala a narrativa sobre um fim de tarde quente, intenso e cheio de dengo. Em seguida, somos transportados para um baile latino com a canção “Movimiento”, uma cumbia com beats e toques de berimbau que conta com os versos de Alexandre Marroquino. Já “Coisa de Sotaque” é marcado pelo suingue do pagodão baiano, com harmonias e melodias de fundo remetendo a salsa. Em “Rupiô”, Jalmy traz uma vibe mais melódica e romântica, que traduz o jeito nordestino de se expressar e conta com a participação de Aiyra, artista do Rio Grande do Norte, na voz e percussões. O clima de romance continua em “Na Boca da Noite”, uma balada com beats de ijexá e reggaeton e fecha com muita sensualidade com “Licor de Maracujá”, single já conhecido pelo público do artista e que mescla arrocha com brega funk.

“Esse diálogo entre a música baiana e latina já acontece há muito tempo, no som de Carlinhos Brown, Gerônimo e muitos outros nomes do arrocha, pagodão e axé. São gêneros musicais que historicamente nasceram de uma mesma origem: africana e indígena. As semelhanças são muitas e trago uma bem importante que é justamente o movimento dos corpos, da ginga, da roda, das relações com si e o coletivo. Uma fusão que pulsa e mexe com a gente, por isso quero realçar esse parentesco”, destaca Jalmy.

Ouça na sua plataforma preferida- https://onerpm.link/MovimentoVol-II

Acompanhe em:

Instagram:@jalmy_

Spotify: jalmy

Youtube: /@jalmy

Faixa a Faixa por Jalmy

1. Tardezinha (Visualizer) - A canção dialoga sobre se entregar aos sentidos, ao toque, ao afeto e a se mover com a batida. A sonoridade, que mistura influências baianas e latinas, embala a narrativa sobre um fim de tarde quente e intenso, cheio de dengo. Traz a imagem de um fim de dia preguiçoso, gostoso, suado, com mormaço, mas também recebendo um soprinho no cangote. 



2. Movimiento - essa música conta com os versos de Alexandre Marroquino e o ritmo é de cumbia 4 e 20, com muito dendê. Os ouvidos atentos podem identificar um sample de berimbau com efeitos, fazendo a base para nossa história. A música traz um quê de sensualidade, fala de movimento entre corpos, fazendo um convite para bailar, escutar a levada e sentir o beat.



3. Coisa de Sotaque - Aqui o sotaque referenciado é o groove do pagodão de Salvador. A música descreve todas as sensações e expressões dessa manifestação cultural afrobaiana, que quem conhece sabe, quando toca dá aquele rebuliço inconfundível. Além do pagode baiano, a influência de ritmos latinos convoca o corpo a responder a batida da música e meter dança.



4. Rupiô - é o que a gente fala quando vem aquela sensação, uma resposta na pele a algo que se sente, e aqui no Nordeste a gente tem esse jeito próprio de falar, “rupiô”. Pra acentuar o sotaque nordestino ainda mais, vem a parceria com Aiyra, artista do Rio Grande do Norte e que entrega voz e percussões para a faixa.



5. Na Boca da Noite - a música narra uma noite na praia, apreciando tudo que a natureza oferece, com a luz de uma lua cheia para iluminar tudo que possa acontecer. 



6. Licor de Maracujá - essa faixa já é conhecida pelo meu público, mas esta versão traz um detalhezinho a mais no final, pra quem estiver atento. Seguindo no mesmo estilo das letras mais calientes do ep, ela fala de um encontro, regado a licor de maracujá e carinho.



Sobre Jalmy



Com mais de 14 anos atuando enquanto produtor, cantor, instrumentista e compositor, Jalmy vem  trabalhando a carreira solo nos últimos 3 anos. Lançou seu primeiro Ep solo, MOVIMENTO, no final de 2021 e recentemente os singles Dendê e Dengo e Licor de Maracujá, mas já tem novos lançamentos agendados para o verão de 2024. Ainda em 2022 tocou em eventos que movimentaram a cena independente de Salvador, como o Forró do Urso da Meia Noite, o Flow Festival com a Banda Lombreta, o show Gato, com Igor Liberato, na sala do coro do TCA.Também produziu, dirigiu e participou do espetáculo Hackeando Memórias, com a cantora Camilas, na Casa Preta. Idealizou o Baile de MOVIMENTO, com seu show e participações nas 4 edições já realizadas, convidando artistas da cena independente soteropolitana. Também faz parte do Duo BAVI, que já se apresentou no país Basco, Madri, Buenos Aires, Belo Horizonte, Brasilia e São Paulo, e festivais como o Radioca e Sonido.



Ficha técnica:



Direção Criativa e Produção Executiva - Camila Brito | Coliga Produções 

Direção e Produção Musical - Cuper

Direção e edição audiovisual- Jailton Souza

Design - StudioLombra

Assessoria de imprensa- Gi Santana

Styling - Sista Katia

Maquiagem - Gicelle Suzarte

Elenco: Ana Paula Potira, Slick, Caroline Nascimento, Dian Carvalho, Iane Gonzaga e Athuy



Tardezinha

composição - Jalmy, Cuper

voz principal, violão - Jalmy

backing vocal - Andrezza Santos e Taric

beat, synths, guitarras, baixo - Cuper

percussão - Junior Genásio



Movimiento

composição - Jalmy, Alexandre Marroquino

voz principal - Jalmy

voz principal - Marroquino

backing vocls - Andrezza Santos

beat, synths, baixo - Cuper

percussão - Junior Genásio



Coisa de Sotaque

composição - Jalmy, Cuper

voz principal, violão - Jalmy

beat, synths, guitarra, baixo - Cuper

percussão - Junior Genásio



Rupiô

composição - Jalmy, Aiyra, Cuper

voz principal, violão - Jalmy

voz principal, percussão - Aiyra

beat, synths, guitarra, baixo - Cuper

percussão - Junior Genásio



Na Boca da Noite

composição - Jalmy

voz principal, violão - Jalmy

backing vocal - Andrezza Santos e Taric

beat, synths, guitarras, baixo - Cuper

percussão - Junior Genásio



Licor de Maracujá

composição - Jalmy, Cuper

voz principal - Jalmy

backing vocal - Julinha

backing vocal, beat, synths, guitarras - Cuper

baixo - Tomaz Loureiro

percussão - Junior Genásio