Shows

SHOW DO NOVEMBRO NEGRO NA CONCHA TEVE CORTEJO AFRO E ILÊAYÊ

Aconteceu na terça-feira, 21
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 22/11/2023 às 00:21
Ilê na Concha
Foto: Fernando Vivas
  Com a Concha Acústica lotada, tiveram continuidade, nesta terça-feira (21), as celebrações do Novembro Negro, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Com direito a apresentações do Bando de Teatro Olodum e do Cortejo Afro, com Tonho Matéria como convidado; Ilê Aiyê, com participação de Dão e Ana Mametto; Banda Didá e Yayá Muxima.

O governador Jerônimo Rodrigues marcou presença e destacou a relevância da ação como forma de luta contra o racismo, o preconceito, a discriminação racial e as desigualdades sociais. “O combate ao racismo é uma política nacional, que requer orçamento, planejamento e política pública. Aqui na Bahia, a agenda de reparação está a todo vapor. Hoje, estamos celebrando o Novembro Negro, uma homenagem a Zumbi dos Palmares, a todos os movimentos negros”. 

Além de autorizar a realização da 3ª edição da Concha Negra, Jerônimo assinou os primeiros contratos do CrediAFro, linha de crédito exclusiva para negócios liderados por pessoas negras. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e a Agência de Fomento do Estado (Desenbahia).