Yayá Massemba, banda formada por mulheres, comemora neste sábado, 23 de setembro, na Casa da Mãe, cinco anos da sua criação. No show, que começa às 22h, a Massemba vai apresentar um repertório com músicas autorais, com muito samba de roda e releituras do samba da Bahia. Na noite, acontece a participação especial da percussionista Dedê Fatumma que acompanha artistas renomadas como Larissa Luz e Luedji Luna. Dedê Fatumma também é escritora, poetiza e recentemente lançou seu livro “Lesbiandade” pelo Feminismos Plurais de Djamlia Ribeiro. A presença de Dedê Fatumma no show é a realização de um desejo antigo da banda, e traz axé baiano, percussivo, diferenciado para a apresentação.
Yayá Massemba – a banda teve início em 2018, no distrito de Caeté Açu, mais conhecido como Vale do Capão, em Palmeiras. Formada só por mulheres, a banda tem como foco dar visibilidade ao protagonismo feminino na cultura popular da Bahia e na música popular brasileira. Nestes cinco anos o grupo atravessou as montanhas do Vale do Capão e já tocou em feiras livres da Chapada Diamantina, na Fligê – Feira Literária de Mucugê, eventos no Litoral Norte, Costa do Dendê e Salvador, e tem realizado diversas turnês pelos estados de São Paulo e Paraná. Agora a Yayá Massemba se prepara para lançar seu primeiro EP autoral “De Umbigo a Umbigo”, com previsão para lançamento do primeiro single ainda em novembro deste ano.
A abertura da Casa da Mãe, que fica na Rua Guedes Cabral, 81, no Rio Vermelho, é às 19h. É prudente preciso fazer reserva pelo telefone 71 99926-2101.