Esta semana no Palco do Cruzeiro tem estreia de Gabriela Lima, filha caçula de Valmir Lima, que promete um show do mais autêntico samba baiano e brasileiro. Gabriela Lima é uma das atrações do happy-hour mais diversificado de Salvador que acontece de segunda a sábado, sempre a partir das 18h30, com grupos e artistas que representam muito bem a nossa música: o forró com Gel Barbosa, samba e MPB com Sátyra Carvalho, o chorinho com o Gente do Choro, a música baiana e de baile com a banda Liu & Cia e a música baiana e MPB de Vanessa Borges. Os shows começam às 18h30 e são patrocinados pelos restaurantes Boteco do Pelô, Cuco Bistrô e Odoyá, todos localizados no Largo do Cruzeiro do São Francisco. O couvert custa R$ 10,00.
Confira a programação:
Terça, dia 19 de setembro – Samba e MPB – Sátyra Carvalho – Cantora, instrumentista e compositora, Sátyra recentemente fez uma turnê na Europa, passando pela Itália (Torino, Bologna, Firenze, Sardenha, Marmi e Veneza), pela Suécia (Estolcomo), Alemanha (Frankfurt, Festival em Coburg, Mannheim) e Suíça no Festival Züri Fascht. Ex-integrante da banda Vixe Mainha, fez também parte da ala de canto do bloco afro Olodum. Hoje, em carreira solo, traz como proposta a música dentro do universo do afro-pop e o axé music.
Quarta, dia 20 de setembro – Chorinho – Gente do Choro - O grupo mais tradicional do choro da Bahia é formado por Carlinhos do Bandolim, Dudu Reis (cavaquinho), Natan Drubi (violão sete cordas) e Pedro Calil (pandeiro). No repertório choros tradicionais brasileiros, bem como composições autorais inspiradas neste gênero. À frente do grupo está Carlinhos do Bandolim que fundou o Gente do Choro e está fortemente inserido no cenário musical baiano.
Quinta-feira, dia 21 de setembro – Música Baiana e de Baile – Banda Liu & Cia – A Banda Liu & Cia já acompanhou os cantores Virgílio, Zé Paulo e Jota Morbeck. No carnaval já tocou no Traz a Massa, 20vê, participou do Primeiro Encontro de Trios da Barra junto com Cid Guerreiro, Ademar da Banda Furta Cor e na Micareta de Feira de Santana ganhou o troféu de Banda Revelação. Já animou bailes nos mais variados espaços de Salvador, como a Casa de Itália, Clubes Campomar, Espanhol e Português, Hotel da Bahia e Área Verde do Othon Palace. É composta por Liu Bessa na guitarra e voz e composição, Roberto Bessa, teclado e voz e Luciano Araújo, sax e voz.
Sexta-feira, dia 22 de setembro – Pop nacional e internacional – Gabriela Lima – ESTREIA – Gabriela Lima é cantora, compositora e musicista baiana. O gosto pela música vem de berço. É a caçula de nove filhos do também sambista Walmir Lima e a única que decidiu seguir os passos do pai na carreira musical. Além disso, é neta do maestro Carlos Lima, da Orquestra Bahia Serenaders. Com mais de 30 canções autorais, Gabriela canta samba, MPB e suas variações. Sempre alegre, empoderada e mulher forte, suas composições trazem belas histórias de amor. Gabriela Lima lançou em fevereiro de 2023 o single “Minha Guia, Meu Cantar” e desde então vem trabalhando no lançamento do clipe. Ex-integrante da banda Som Baiano e dona de uma voz única, a cantora já lançou dois álbuns: Samba Sambista (2017) e Minha Essência (2019), enaltecendo o samba baiano e trazendo uma releitura de grandes compositores como Edil Pacheco, Nelson Rufino, Seu Regi de Itapuã, além claro do próprio Walmir Lima. Seu trabalho mais recente, o EP Vertentes (2021), contou com participação de novos sucessos baianos, como Tayná Calmon, Lua Novaes, Ori, e a parceria no feat da música “Samba para não Voltar”.
Sábado, dia 23 de setembro – música baiana e MPB – Vanessa Borges – A baiana Vanessa Borges se envolveu com a música desde muito cedo e começou a cantar profissionalmente aos 15. A influência vem de família. Vanessa é conhecida como a "filha do maestro" por conta do sucesso do pai, Adilmar Borges, bastante conhecido na Bahia: foi baixista da cantora Margareth Menezes por 13 anos – entrou na banda tocando teclado e passou a tocar baixo – e hoje tem uma banda de reggae. O berço musical, aliás, vem de outras gerações: Adilmar tem o mesmo nome do avô de Vanessa, que era sargento e músico da banda da Aeronáutica, tocava sax e clarineta e tinha ouvido absoluto. Vanessa cantou por sete anos como backing vocal em algumas bandas de Salvador e agora começou carreira solo.
Na próxima semana:
Segunda-feira, dia 25 de setembro – Forró – Gel Barbosa - Um dos melhores sanfoneiros da atualidade, faz temporada de shows no Largo do Cruzeiro do São Francisco, às segundas-feiras, a partir das 18h30. Gel Barbosa é produtor musical, compositor, cantor, arranjador e sanfoneiro e toca com seu trio nordestino os maiores sucessos da música nordestina e composições autorais.
Terça, dia 26 de setembro – Samba e MPB – Sátyra Carvalho – Cantora, instrumentista e compositora, Sátyra Carvalho é ex-integrante da banda Vixe Mainha. Fez também parte da ala de canto do bloco afro Olodum. Hoje, em carreira solo, traz como proposta a música dentro do universo do afro-pop e o axé music. Recentemente fez uma turnê na Europa, passando pela Itália (Torino, Bologna, Firenze, Sardenha, Marmi e Veneza), pela Suécia (Estolcomo), Alemanha (Frankfurt, Festival em Coburg, Mannheim) e Suíça no Festival Züri Fascht.
Quarta, dia 27 de setembro – Chorinho – Gente do Choro – Formado por Carlinhos do Bandolim, Dudu Reis (cavaquinho), Natan Drubi (violão sete cordas) e Pedro Calil (pandeiro) e Gente do Choro é o mais tradicional grupo de choro da Bahia. No repertório dos seus belos shows, choros tradicionais brasileiros e composições autorais.
Serviço:
Terça-feira – dia 19/09, a partir das 18h30 – Sátyra Carvalho
Quarta-feira – dia 20/09, a partir das 18h30 – Gente do Choro
Quinta-feira – dia 21/09, a partir das 18h30 – Banda Liu & Cia
Sexta-feira – dia 22/09, a partir das 18h30 – Gabriela Lima
Sábado – dia 23/09, a partir das 18h30 – Vanessa Borges
Segunda-feira – dia 25/09, a partir das 18h30 – Gel Barbosa
Terça-feira – dia 26/09, a partir das 18h30 – Sátyra Carvalho
Quarta-feira – dia 27/09, a partir das 18h30 – Gente do Choro