Dia 25 de agosto
CIA COMUNICAÇÃO , Salvador |
22/08/2023 às 10:46
Eduardo Brandão e Júlio Caldas
Foto: Flávia Maciel
O projeto AGOSTO DE COLEGAS é uma proposta de intercâmbio que possibilita a ocupação da pauta do Teatro Molière da Aliança Francesa Salvador por outros espaços e movimentos artísticos da cidade. Nesta segunda edição, sobe ao palco o projeto SEGUNDAS DO CHORINHO, da Hessel Produções, que há 12 anos ocupa as segundas-feiras da Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho, com músicos que passeiam por este gênero musical tão brasileiro. O show acontece no dia 25 de agosto (sexta-feira), às 20h, reunindo dois músicos de alto nível musical: Júlio Caldas e Eduardo Brandão.
A iniciativa é da Luminosa Produções Artisticas, atual gestora do Molière. Vendas exclusivamente pelo WhatsApp: (71)99921-2368
Com carreiras distintas e consolidadas, os dois instrumentistas apresentam músicas de compositores consagrados como Garoto (Anibal Augusto Sardinha), Alvaro Brochado, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Pedro Amorim e Paulinho da Viola, a exemplo de “Tenebroso”, “Floraux”, “Odeon”, “A Vida é um Buraco”, “Um Sarau para Rafael” e “Vamos Acabar com o Baile”, entre outros clássicos.
Eduardo Brandão (violão sete cordas) e Júlio Caldas (violão tenor, viola machete e bandolim) levam ao palco um projeto de pesquisa rebuscado dentro do gênero do Chorinho, pautado por experimentações e improvisações.
Projeto vitorioso
A primeira edição do Agosto de Colegas foi realizada em 2022, obtendo uma ótima repercussão na cena cultural da cidade. Subiram ao palco do Molière os espaços Casa Preta, do ator, diretor artístico, dramaturgo, produtor e gestor cultural Gordo Neto; a Casa da Mãe, da cantora e chef de cozinha Stella Maris; e o movimento “Novembro Corpo Negro 365 Dias”, da coreógrafa, professora e dançarina Leda Ornellas. Todos eles pautaram suas sugestões para o Teatro Molière com artistas que já tinham passado pelos palcos desses espaços ou, no caso do movimento “Novembro Corpo Negro 365 Dias”, tinham conexão com esse movimento.
A segunda edição do projeto coincide com a celebração dos dois anos de gestão do Teatro Molière pela Luminosa Produções Artísticas. A gestão foi iniciada em plena pandemia da Covid 19 (2021), com uma palestra online de Denise Stoklos, criadora do Teatro Essencial e uma das performers mais importantes do país.
De lá para cá, uma programação exitosa, diversa e ininterrupta vem movimentando o espaço, com espetáculos de teatro, dança, música, oficinas e cursos de várias expressões artísticas, além de produções de escolas e atividades artísticas com alunos e professores da Aliança Francesa, a exemplo do Festival de Talentos da AF e, para o público em geral, do Festival da Canção Francesa. Aconteceram ainda espetáculos de artistas franceses e da cultura francófona, além de eventos de pensamento e reflexão, com artistas radicados em Salvador, de outros estados brasileiros e países, levando ao teatro grandes públicos, incluindo estudantes da rede pública e pessoas ligadas a organizações não governamentais para a formação de plateia.
Turma Parceira
A Luminosa, desde que alugou e assumiu o espaço, criou a Turma Parceira do Teatro Molière, convidando profissionais de diversos segmentos para ajudarem mensalmente na manutenção do espaço: Manuela Pierk (jornalista e empresária), Thomas Pierk (engenheiro civil), Gláucia Couto (advogada), Pedro Couto (geólogo), Cyntia Possídio (advogada), Ricardo Barreto (psicólogo e professor), Igor Couto (dentista), Pablo Couto (fisioterapeuta e empresário), Eduardo Andrade (engenheiro civil), Beatriz Sant’ana (psicopedagoga), Ívea Carolina Sant’ana (dentista), Christianne Gurgel (atriz e advogada), Antônio Menezes Filho (advogado).
A titular da Luminosa Produções Artísticas, a multiartista e produtora Maria Prado de Oliveira, comenta: “Assumir a gestão de um teatro, para desenvolver uma programação artística em circuitos fora do chamado “business”, aliando arte, educação, qualidade, respeito às trajetórias de colegas das artes, fomento a novos talentos etc., é um desafio de ‘amor pela arte’. Assumi esta missão com coragem e sei que ela tem um tempo determinado. Espero que quem vier depois da nossa equipe, a quem agradeço pelo profissionalismo e dedicação, siga movimentando o espaço da melhor maneira possível”.
SERVIÇO
Projeto Agosto de Colegas – Segunda edição
Show: Segundas do Chorinho com o duo Júlio Caldas e Eduardo Brandão
Data e horário: 25 de agosto (sexta-feira), às 20h
Ingressos: R$40,00 (inteira)/ R$20,00 (meia)
Meia-entrada (40% da lotação do espaço) - Professores, estudantes, artistas com documento comprobatório/ Pessoas a partir de 60 anos / Pessoas com deficiência e um acompanhante dessas pessoas / Jovens entre 15 e 29 anos que pertençam a uma família com renda mensal de até 2 salários mínimos inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Vendas exclusivamente pelo WhatsApp: (71)99921-2368