Lab de Criação
Paula Berbet , Salvador |
31/07/2023 às 12:31
Heder Novaes, inovador
Foto:
O multiartista Heder Novaes apresenta seu projeto poético-musical “Episódio Poético”, que combina a música e a palavra como ferramentas de expressão e reflexão. Inspirado por suas próprias experiências como pessoa preta, Heder dá voz às inquietações e pauta questões raciais a partir de suas vivências. O primeiro EP resultante desta proposta, intitulado “Take the Vision”, é composto por seis faixas e já está disponível nas principais plataformas de streaming, acessíveis em https://tratore.ffm.to/TakeTheVision.
“Take the Vision” faz um recorte de realidades, um convite para questionar a forma como a tecnologia se relaciona com o mundo e como as pessoas assimilam esse processo. Também pauta de forma incisiva o racismo e a situação de pessoas em situação de vulnerabilidade social que atravessaram o período pandêmico. É um espaço onde os questionamentos são colocados à mesa.
O lançamento do EP acontece dentro do Laboratório de Criação, uma iniciativa que usa as dimensões da Metodologia Elos (Potencial, Pertencimento e Protagonismo) para mapear recursos, talentos e sonhos com foco na reestruturação e reposicionamento institucional de coletivos culturais. O projeto piloto, apoiado pela chamada Jovens Ideias promovida pelo Instituto Elos, está sendo com o grupo oCartel, de artistas negros das periferias de Salvador, fundado por Heder.
HEDER NOVAES – Nascido, crescido e criado na Cidade Baixa, em Salvador, Heder Novaes é poeta, ator e fotógrafo. Possui formação em Produção Audiovisual pela Unijorge. Faz uma miscelânea poético-musical pautada em sua própria realidade como um homem negro periférico. Criou o grupo oCartel e, em 2023, lançou os singles “Emudece”, “Sura” e “Sorria”. Já fez participações em festivais e lives nacionais. Participou dos livros “O diferencial da favela: dos contos às poesias de quebrada”, do Sarau da Onça, e “Poéticas periféricas: novas vozes da poesia soteropolitana”. Atua como fotógrafo e videomaker há 10 anos, na cobertura de espetáculos musicais nacionais e internacionais. Como ator, eternizou o personagem Volta Seca no longa-metragem “Capitães da Areia”, dirigido por Cecília Amado. Também atuou em curtas-metragens e videoclipes. Participou de duas residências no exterior: Itália, em 2006, e Inglaterra, em 2012. Em 2022, atuou na primeira temporada do espetáculo “Deboche”, com direção de Paulo Machado. Acompanhe em: www.instagram.com/hedernovaes.