Dias 11 e 12 de junho
DP , dSalvador |
10/06/2023 às 09:19
Keiller Rego, maestro
Foto: DIV
O Oratório de Santo Antônio, sob o comando do maestro Keiler Rêgo, está de volta às ruas de Salvador e em duas apresentações gratuitas no São João do Centro Histórico : no dia 11, às 17h, no Coreto Dona Flor, que abriga a programação musical do Merendas de Dona Flor, no Largo do Pelourinho, em frente ao casarão do antigo Museu da Cidade; no dia 12, às 18h30, no Coreto Santo Antônio, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo.
O Oratório de Santo Antônio é um musical que faz uma releitura dos tradicionais cantos da trezena a Santo Antônio, um verdadeiro convite à celebração pelo cantar. Nas duas apresentações, além do coral, formado com a comunidade em uma oficina desde janeiro, participam o grupo As Empandeiradas, uma orquestra de pandeiro feminina comandada por Wive Mello e os músicos Marcos Zanda (rabeca e violino) e André de Almeida (violão).
No repertório arranjos dos cantos tradicionais e composições de Jota Veloso, Keiler Rêgo e Zezão Castro, homenageando o santo casamenteiro. Segundo o maestro Keiller Rêgo o Oratório de Santo Antônio se apresenta tradicionalmente no mês de junho desde 1993, ou seja, completando 30 anos este ano. “Essa é primeira apresentação após a pandemia, um recomeço”, afirma Keiller que convida a todos para cantar junto com o Oratório canções como “Hino”, “Incenso”, “Responso” e “Salve, oh! Antônio.
Para rezar e cantar mais em louvor a Santo Antônio
O artista plástico Rodrigo Guedes abre sua casa na Rua Direita do Santo Antônio, 559, uma residência-memorial dedicada à devoção da sua família a Santo Antônio, e monta, todos os anos no mês de junho, uma exposição/homenagem em forma de altar. No dia 11 começa o Tríduo de Santo Antônio, com a participação especial do professor Juraci Tavares, apresentação do Coral do Mosteiro de São de São Bento, às 18h e Procissão de Abertura às 19h, onde andor do santo homenageado do ano (São Jorge) vai ao encontro de Santo Antônio, formando um belo cortejo no entorno da casa. Dias 12 e 13 novamente será realizada a reza para Santo Antônio, mas a partir das 19h30.
Na igreja dedicada ao santinho
Dias 11, 12 e 13 serão dias especiais da tradicional reza da trezena de Santo Antônio da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, que este ano tem como tema “Santo Antônio e a Misericórdia com os Pobres na Vivência do Evangelho”. Dia 11 a missa será celebrada pelo padre Jailson Jesus dos Santos, no dia 12 pelo padre Alberto Monte Alegre, sempre às 20h. No dia 13, dedicado a Santo Antônio, tem procissão às 17h30 pelas ruas do bairro e Missa Campal às 19h, celebrada pelo bispo auxiliar Dom Valter Magno de Carvalho, no adro da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo.
A festa junina do Centro Histórico tem o patrocínio da Coca-Cola e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult, da Saltur e da Fundação Gregório de Mattos, e será realizada pelos empreendedores, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE) e pela Sole Produções. Recebe ainda apoio da iniciativa privada.