Shows

CENTRO HISTÓRICO TEM REZA A ANTONIO E SHOWS NO CIRCUITO PRÁ FICÁ MIÓ


De primeiro a três de junho tem show de graça na Arena do Teatro Sesc Senac Pelourinho
DP , Salvador | 01/06/2023 às 14:55
Vai começar o Santo Antônio
Foto: Arquivo SESC
    
E começa o arrasta-pé dos festejos juninos do Centro Histórico de Salvador. No Circuito Prá Ficá Mió que agrega instituições da região, tem reza para Santo Antônio e muito forró. Para celebrar Santo Antônio a Camerata Popular do Recôncavo conduz por três dias, primeiro, 02 e 03 de junho, na Arena do Teatro Sesc Senac Pelourinho, às 19h, o tradicional Tríduo de Santo Antônio, com direito a muita música.

A Camerata Popular do Recôncavo, grupo que tem por foco o universo da cultura popular brasileira, em especial a nordestina, transita entre os muitos ritmos e gêneros musicais brasileiros e tem por referência os costumes e manifestações populares do nosso povo, recriando uma sonoridade que por vezes remete às origens ibéricas renascentistas da música nordestina.

O grupo foi fundado em 2002 a partir do conteúdo de pesquisas etno-musicais, feitas principalmente em cidades do interior da Bahia pela professora Sálua Chequer, com o intuito de transformar o repertório coletado num espetáculo musical e cênico baseado nas tradições orais da região Nordeste. O grupo conduziu o Tríduo de Santo Antônio no TSSP no período de 2008 a 2015, assim como nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022 sempre atraindo um expressivo número de amantes da cultura junina.

Shows musicais

A partir das 20h, também na Arena do Teatro Sesc Senac Pelourinho, acontecem nos dias primeiro, 02 e 03 de junho, shows musicais que têm tudo a ver com os festejos juninos. Dia primeiro tem Chico e a Marana, no dia 02 o Trio Buruá e no dia 03 o RevoTrio.

Chico e a Marana - Chico Gomes é um cantor, músico, compositor, arranjador, produtor, e agitador cultural nascido em Salvador. Atualmente se apresenta com o nome Chico Gomes e a Marana. Ou simplesmente: Chico e a Marana. Sendo Marana o nome da banda que fundou no ano de 2012, que significa “mistura de raízes”. O artista tem uma boa trajetória nas festas de meio de ano no nordeste, o tão aguardado São João, tocando em diversas cidades do interior da Bahia, na maioria deles em cima do microtrio próprio, que acompanha o artista. “Quando Chega o São João” é o nome do álbum que contém 8 faixas autorais e releituras juninas.

Trio Buruá - O Trio Buruá é formado por Ricardo Ribeiro (sanfona) Roberto Cândido (zabumba) e Marcel Morón (triangulo). O Trio busca em seu repertório, valorizar o forró tradicional, de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Trio Virgulino, Trio Nordestino, Alceu Valença, Zé Ramalho, João do Vale e outros grandes nomes do cancioneiro nordestino, mas aos poucos agrega do seu jeitinho, canções da atualidade ousando na mistura com o reggae, pop, mpb, entre outras tendências. Apresenta um repertório de canções autorais que estão em fase de produção para o seu primeiro EP, que será lançado ainda esse ano de 2023, contando com participações especiais de artistas consagrados do gênero na Bahia.

RevoTrio – O RevoTrio surge no encontro de três artistas na cidade de Salvador - Daniel Neto, sanfoneiro, compositor e produtor musical, natural de ilhéus, Alexandra Pessoa,  cantora, percussionista e compositora e Ricardo Correia,  cantor, compositor, baterista e zabumbeiro. Tendo foco na música nordestina de raiz, traz os nomes mais marcantes no repertório do trio. O trio está ensaiando para entrar em estúdio ainda esse ano para gravar um EP com cinco músicas autorais que logo estarão disponíveis em todas as plataformas digitais. 

 

Serviço:

Camerata Popular do Recôncavo

Data: 01, 02 e 03 de junho (quinta, sexta e sábado)

Horário: 19h

Local: Arena do Teatro Sesc Senac Pelourinho

Ingresso: gratuito

Classificação: Livre


Chico e a Marana

Data: 01 de junho (quinta)
Horário: 20h
Local: Arena do Teatro Sesc Senac Pelourinho
Ingresso: gratuito
Classificação: Livre

Trio Buruá

Data: 02 de junho (sexta)
Horário: 20h
Local: Arena do Teatro Sesc Senac Pelourinho
Ingresso: gratuito
Classificação: Livre

RivoTrio

Data: 03 de junho (sábado)
Horário: 20h
Local: Arena do Teatro Sesc Senac Pelourinho
Ingresso: gratuito
Classificação: Livre

A festa junina do Centro Histórico tem o patrocínio da Coca-Cola e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult, da Saltur e da Fundação Gregório de Mattos, e será realizada pelos empreendedores, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE) e pela Sole Produções. Recebe ainda apoio da iniciativa privada.