O show “Canções de Preto” vai ser apresentado neste sábado (01), por Pablues Casapronta e Os Assentados, a partir das 21h no Blá Blá Blá Arte & Cultura, localizado na rua do Meio, 141, Rio Vermelho. Os ingressos podem ser adquiridos através do link https://www.sympla.com.br/pablues-casapronta-e-os-assentados__1917385
O repertório compõe um apanhado de vivências do vocalista Pablues, como frontman das bandas Clube de Patifes e Casapronta. Dentre as músicas, estão “Achados e Perdidos”, “Um dia Blue”, "Devoção" e "A planta”, que fazem parte do seu último EP Amor, lançado em 2021. Além de canções marcadas pela voz singular de Pablues como “O visitante de Carvão” e “Retalhos”. Apresenta ainda a música “Maravilhoso” é o destaque, como novo single lançado pela banda no último dia 27 de fevereiro em homenagem e agradecimento à Exu.
De acordo com Pablues, o novo single “Maravilhoso” nasceu inspirado nessa qualidade que imprime à Exu, de uma maravilha da natureza, divindade do panteão iorubano africano, muito cultuado no Brasil, tanto na umbanda, quanto no candomblé, além de levantar a bandeira na luta contra o racismo religioso que sofrem as religiões afro-brasileiras. "Precisamos estar atentos e fortes à toda e qualquer violência contra o povo de santo, enquanto representantes e praticantes desta matriz. A arte e a música são ferramentas importantes no combate à desdemonizaçao de Exu e de tudo o que refere à cultura de matriz africana no Brasil”, explica.
O show faz parte da turnê “Peles e Couros” que tem como proposta, celebrar os 25 anos de estrada artística e musical de Pablues. “A ideia do show é celebrar as nossas produções musicais. Vamos passear pela longa estrada que percorri durante este tempo de vida musical, mas também destacar o que hoje movimenta as nossas vidas”, afirma o cantor.
Pablues Casapronta tem como Os Assentados para essa apresentação no “Blá Blá Blá": Fred Lima na Guitarra, Rafael Razz no baixo e Marcus Rossini na bateria. Contará ainda com a participação especial de Everton Diodeh, na percussão.
Sobre a Banda
O Casapronta e Os Assentados é uma banda que faz “música mundana”, situada em Cruz das Almas e Feira de Santana, que se influencia pelas “encruzilhadas do recôncavo” e do mundo, com Pablues Casapronta (voz, gaita, violão e produção) e Rafael Razz (baixo).
A banda foi formada em 2017, no coração do Recôncavo Baiano, lá em Cachoeira, por Pablues - também vocalista do Clube de Patifes - enquanto cursava uma graduação em Museologia pela UFRB. Em 2018 lançou uma ”demo tape” Casapronta Nº18, onde fez sua estreia. Em 2019 gravou seu disco “Como a fúria da beleza do sol”, eleito em 4º lugar na votação popular no site El Cabong, em 2020. Durante a pandemia surgem algumas composições, e lançam os singles “O grito”, em 2020 e “Convite pra vida” em 2021, além de um bootleg chamado ”Ensaio Perdido”. Vídeos criativos, feitos com um celular, dentro de casa, também foram disponibilizados em seu canal no youtube, durante a pandemia.
Os trabalhos mais recentes foram o EP Amor, de 2021 e o álbum “Aos Vivos”, lançado em 2023 e disponíveis no Spotify e Youtube.
Segue lá! https://bit.ly/39I1I4m
Para saber mais, segue a gente!
https://www.instagram.com/casaprontafolk/
Youtube
https://www.facebook.com/pabluescasapronta
SERVIÇO:
O que? Show Canções de Preto - Por Pablues Casapronta e Os Assentados
Quando? sábado, 01 de abril de 2023 - a partir das 21h
Onde? Blá Blá Blá Arte & Cultura, localizado na rua do Meio, 141, Rio Vermelho.