Dia 19 de fevereiro
Tasso Franco , da reda��o em Salvador |
19/02/2023 às 11:20
Carnaval do Pelô
Foto: Ulisses Dumas
Nos últimos dias, as ruas e Largos do Pelourinho têm ecoado uma só vibração, ganhando mais cores e alegria. Neste domingo (19), não será diferente. A programação das ruas do Centro Histórico recebe atrações que começam a partir das 14h e se estende até depois das 23h.
A cantora Gabi Lins abre as apresentações do palco principal com seu pop eletrônico, a partir das 18h. Logo em seguida, o samba passa a predominar a noite. Na sequência é a vez da cantora Juliana Ribeiro que vai subir ao palco colocando todo mundo para dançar e para encerrar a noite o cantor e compositor Nelson Rufino prossegue na mesmo sintonia, pra não deixar ninguém parado.
Passando para o Largo Pedro Archanjo, na primeira apresentação da tarde, público poderá curtir a Orquestra do Maestro Fred Dantas. Depois será a vez da cantora Nara Couto, que chega com uma linguagem de pop diferenciada, que promete colocar tudo mundo pra balançar. Em seguida, Dom Chicla, toma posse do palco com muito samba, samba rock e percussão. Sem muito tempo para descansar, o público poderá curtir o som de Diogo Moraes e em seguida MãeAna traz o MPB com um swing do tropicália. E para fechar a noite agarradinho, o cantor Genard bota ritmo de forró pra ‘jogo’.
OUTROS LARGOS – No início da tarde, ritmo afro contemporâneo invade o Largo Tereza Batista representado pelo cantor Afro Jhow. Depois, Márcio Mello se apresenta trazendo um estilo alternativo indie. Não demora muito e logo temos mais som com Carlo Pitta e seu projeto-conceito “A Praça do Frevo Elétrico”. Quem encerra a programação do largo é o cantor Marcos Carvalho.
Para os ‘serelepes’ de plantão, o Largo de Quincas Berro D’Água recebe no palco a banda Espelhart, o cantor Rick Dparter, que chega para contribuir com a animação do público. Finalizando as apresentações do largo Quincas, Aloísio Menezes traz aquele ritmo envolvente do cortejo afro.
Carnaval da Cultura – É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval do Pelô, que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover nos palcos grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, Hip-hop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis. E é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, Carnaval 2023 – “Um Carnaval em Cada Esquina”.
PROGRAMAÇÃO CARNAVAL DO PELÔ
DIA 19/02 – DOMINGO
Largo do Pelourinho
18h- Gabi Lins
20h30 Juliana Ribeiro
23H- Nelson Rufino
Pedro Archanjo
14h30- Orquestra do Maestro Fred Dantas
16h- Nara Couto
18h- Dom Chicla
19h30- Diogo Moraes
21h- Mãeana
22h30- Genard
Quincas Berro D’água
14h30- Espelhart
16h- Rick Dpater
18h- Aloísio Menezes
Tereza Batista
14h30- Afro Jhow
16- Márcio Melo
18h- A Praça do Frevo Elétrico- Carlo Pitta
20h30- Marcos Carvalho