Marcando as comemorações pelos 30 anos de existência da Opaxorô Cia de Dança, o grupo artístico promovido pela Apae Salvador se apresenta nesta sexta-feira, dia 13 de janeiro, a partir das 19h, no Espaço Xisto Bahia, nos Barris. O espetáculo A Terra que Povoa é estrelado por jovens atendidos pela Instituição, que busca trabalhar a arte como um meio de desenvolvimento e inclusão social. Será uma apresentação única, gratuita, abrindo o calendário 2023 de apresentações da companhia de dança.
O espetáculo A Terra que Povoa visa retratar a subjetividade do povo baiano e, especificamente, de cada intérprete - pessoas com deficiência intelectual, e tem como proposta explorar as potencialidades dos integrantes do grupo, através de laboratórios de criação sensoriais dirigidos, perpassando pelas histórias, ancestralidade, vivências e cultura. “Tudo isso é feito por meio da dança contemporânea, as influências das danças urbanas e de matrizes africanas, além do repertório individual dos intérpretes, que foi trabalhado durante a montagem pela educadora social Alice Rodrigues. Queremos buscar, cada vez mais, o protagonismo das pessoas com deficiência”, afirma Antônio Marques, coordenador de Artes da Apae Salvador. O espetáculo conta com o apoio do Governo do Estado.
Com 54 anos de atuação social, a Apae Salvador vem auxiliando na assistência social, educação e na saúde de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A instituição sem fins lucrativos conta com um centro médico para servir à sociedade, realizando mais de 340 mil atendimentos todos os anos. Para ajudar a manter os seus projetos e a sustentabilidade dos seus serviços, a Apae está com a campanha É tempo de semear e destaca que, com a doação de apenas R$1, é possível ajudar a transformar a realidade de centenas de famílias assistidas pela Apae. Acesse o site www.apaesalvador.org.br e faça a sua doação.