Cantor, compositor, violonista e poeta, Sylvio Fraga se apresenta pela primeira vez em Salvador. O artista carioca sobe ao palco do Teatro Cambará, na Casa Rosa, para mostrar as canções do elogiado álbum “Robalo nenhum” (2022), além de músicas do seu trabalho anterior, “Canção da Cabra” (2019), realizado em parceria com o saudoso maestro Letieres Leite. A apresentação única será no dia 13 de janeiro, às 19h. A realização do show é da Rocinante Gravadora, com produção local da Gabiroba Cultural. A produção geral é da Diversão e Arte, dirigida por Geraldinho Magalhães.
Salvador é a primeira parada da turnê que o artista faz pelo Nordeste, através do projeto Noites Rocinante, uma iniciativa da gravadora, que promove encontros pelo país dos artistas que grava. A expectativa para a estreia em palcos baianos é grande e cheia de alegria. Sylvio Fraga vem de uma família de baianos e conta que a cidade se tornou um lugar central, para ele e para a Rocinante, gravadora onde é diretor artístico. Sua relação com a Bahia se estreitou quando conheceu o maestro Letieres Leite, que foi uma espécie de padrinho da gravadora, onde registrou o seu único disco com o Quinteto – “O enigma Lexeu”.
Interessado em pesquisa rítmica, Sylvio diz que essa relação mudou a sua vida: “A partir do Letieres, eu fui conhecendo pessoas, como Marcelo Galter e Luizinho do Jêje, que são membros da minha banda e também artistas da gravadora. Meus aprendizados com Letieres e minha aproximação com toda essa turma mudou a minha vida”. Convidado para ser arranjador do disco “Canção da Cabra”, a participação de Letieres foi além dos arranjos: “Ele aceitou o convite e abraçou o disco de tal forma que acabou assinando comigo”, conta Fraga. A música de Sylvio também arrebatou o maestro baiano, que o definia como um compositor ímpar: “O trabalho de Sylvio é um dos que mais me encantam hoje no Brasil. Esse disco traz uma contribuição importante ao avanço e às possibilidades da canção”, disse ele.
Neste show, de grande intensidade rítmica e cheio de referências afro-baianas, legado do maestro Letieres, Sylvio Fraga vai acompanhado de seu grupo formado pelo carioca Bruno Aguilar no baixo e três baianos: o pianista Marcelo Galter – que recentemente lançou seu primeiro álbum solo – e os percussionistas Reinaldo Boaventura e Luizinho do Jêje. Este último faz parte da Orkestra Rumpilezz e em breve lança o trabalho de seu coletivo, Aguidavi do Jêje, também pela gravadora. Depois de Salvador, Sylvio se apresenta em Maceió, João Pessoa e Olinda.
A Rocinante vem se colocando como uma gravadora que aposta na singularidade dos anseios estéticos de seus criadores. Sua fábrica de LP faz discos que competem em qualidade com o que há de melhor no mercado internacional, além da excelência de seu estúdio. Tudo feito em casa. Este ano, dois trabalhos lançados pela Rocinante foram indicados para o Grammy Latino de 2022 (os álbuns de João Donato & Jards Macalé e o da pianista Érika Ribeiro), um sinal de que a aventura estética sempre terá vez no mercado da música.
Sylvio Fraga
Quando: 13 de janeiro de 2023 (sexta-feira), 19h
Onde: Teatro Cambará da Casa Rosa (Praça Colombo, 106 – Rio Vermelho – Salvador, Bahia)
Quanto: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)
Vendas no local ou pela Sympla: https://linktr.ee/casarosasalvador