Com um show no próximo dia 22, o cantor e compositor Tito Bahiense celebra o final do ano de 2022 com muito balanço, subindo ao palco para tocar samba, funk, soul e claro, ijexá. O show acontece na quinta-feira, às 21h, no Villa Gourmet, na Rua Almirante Carlos Paraguaçu de Sá, na Pituba. No palco, Tito Bahiense soltando a voz e toca violão, acompanhando de Binho na bateria, Musk na percussão, Jota Anderson no contrabaixo e Felipe Guedes na guitarra.
Novidade nas redes - Tito Bahiense acaba de lançar no YouTube o videoclipe da canção “Deuses”, música que nasceu em 2004 na capital paulista, em meio a um frio invernal e muita saudade de Salvador. Tito estava lendo na época "Mitologia dos Orixás" e "Xangô, o Trovão", ambos de Reginaldo Prandi, sociólogo, professor e escritor. Num dado instante os primeiros acordes da música chegaram e com eles o motivo melódico e rítmico do ijexá. “Fiquei neste entoar, nessa dança, como se fosse um mantra, para em seguida a letra chegar: "...conta a lenda que o amanhã nasceu...de um sopro divino de Oxalá...da voz encantada de Olorum...disse ao Orixá: Axé Babá"..., conta o artista que diz que foi tendo ideias, naqueles dias frios, que chegavam como água quente, na forma de retratar a força criativa de cada Orixá citado, e encontrando as "molas mestras" da canção para soar interessante em cada parte.
O Clipe Deuses – “Obra de fino trato feita por Karmo Ilustrador”, define em poucas palavras Tito Bahiense, que diz que a ideia era trazer uma representação visual do imaginário dos Orixás. Unir a força da canção com a força das imagens. E assim foi feito na animação inspirada a partir do corte central que há em todo búzio. “Karmo, movido pela letra da canção, interpreta padrões estéticos de cada Orixá, buscando elementos místicos, através de estampas multicores, retratadas nos panos, nas dobras, nas silhuetas da negritude, nos gestos, nos elementos da natureza, na força dos dizeres, dos gritos em amplitudes”, declara Tito Bahiense. Para o artista, Karmo ilustra a fonte espiritual luminosa de ritos e a inteligência cultural que representa o Candomblé, uma convergência de tantas nações africanas que aqui chegaram, não por vontade própria. “E ao passar do tempo nesta terra brasileira este "novo povo" nos constitui em som; em ser; em gesto; em alma; em gente!”, conclui
Tito Bahiense - Cantor, tocador, compositor, instrumentador vocal, solista de Orquestra. Moço meio ator, meio professor, meio escrevinhador, meio a mil. Fundou a Confraria da Bazófia, primeiro grupo corajoso de compositores daquela década dos 90 em Salvador, para em seguida cair no fluxo dos palcos da vida! Conquistando vivências e prêmios em musicais, shows conceituais, campeonatos vocais, como o Prêmio Visa Eldorado de SP de 1999, deixando Monica Salmaso em primeiro e este rapaz em segundo lugar! Tito Bahiense trabalhou com Ivete Sangalo durante 16 anos como backing vocal e também arranjador de vozes dos principais álbuns da cantora. Hoje coleciona participações na Orquestra Rumpilezz, OSBA, Bahia Essemble, OCSAL, Jazz Trio. Em 2022, junto com Jelber Oliveira estreou um show conceitual baseado no repertório de Marina Lima, o "Outros Olhos e Armadilhas". Neste meio tempo são três álbuns de carreira , mais dois singles e registros para ver e ouvir seja no youtube ou no spotfy como. “Tito Bahiense e Bando Ijexá" dentre outros belos trabalhos deste artista da música, Tito Bahiense.
Deuses...Tito Bahiense
Conta a lenda que o amanhã nasceu
De um sopro divino de Oxalá
Da voz encantada de Olorum
Disse ao Orixá: Axé Baba!............................
O vai e vem dos rios e marés
Deve-se a existência de yemanjá
Vento, chuva, raio é Iansã!
Deusa infinita das paixões.................
Ogun, Deus do Aço
Com sua espada abre o caminhar
Exu, vê e deixa
Contanto que a comida esteja lá.................... Eaô, Eaó,
Êa!
Cada homem e cada mulher
Tem a lei da predestinação
Quem diz o destino é Orumilá
Protetor dos búzios do Ifá...................
Ossaim, o grande curandeiro
Deus das folhas mágico esplendor
O arco-íris fez Oxumaré
Irôcô, quem plantou o primeiro pé..........................
Xangô, Deus do fogo
Oxossi, bailarino caçador
Oxum, Deusa bela
Traz a tranqüilidade do amor.............. Eaô, Eaó,