A partir da próxima quinta-feira (15) a comunidade de Imbassaí, no Litoral de Mata de São João, viverá dias intensos de celebrações em homenagem a Nossa Senhora das Dores e a chegada da Primavera. Além da programação religiosa, o vilarejo terá a tradicional Regata das Jangadas e atrações musicais, com a participação de Magary Lord, no sábado (17).
As homenagens à padroeira terão início na quinta-feira, com missa e procissão. Na sexta, às 19h30, começa a programação musical, com a apresentação do DJ Deco, no palco fixo da Praça dos Artistas. Antes, terá a abertura oficial dos festejos, com o tradicional Ritual da Pedra.
Magary - No sábado acontece o auge da programação musical. A partir das 19h30, o público será presenteado com shows da banda MVK, de Magary Lord e de Pet Dauê. Um dos grandes nomes da música baiana, Magary se apresenta pela primeira vez na localidade.
Neste ano, a festa de Imbassaí será um movimento plural, que unirá duas importantes datas para a comunidade. As homenagens à Padroeira e a Regata das Jangadas. O final de semana terá ainda muita arte e uma feira de gastronomia.
XIII Regata das Jangadas – Após dois anos sem acontecer por causa da pandemia, a Regata das Jangadas de Imbassaí volta com força total. O evento, que foi criado há 15 anos, será iniciado às 6h do sábado, com uma alvorada. Depois acontece uma roda de capoeira, uma prova de caiaque e um desfile de jangadas. Às 10h30, a regata começa pra valer.
De acordo com o empresário e um dos criadores do evento, Mariônio Andrade, a corrida acontece tradicionalmente no sábado que antecede a chegada da Primavera (dia 21). “Neste ano, coincidiu com a mesma data das homenagens a Nossa Senhora das Dores”, explica.
Andrade destaca que a regata começou meio de brincadeira e que hoje é um dos principais eventos do calendário local. “Além de homenagear os jangadeiros, tão importantes para a nossa comunidade e para a atividade turística, o evento celebra a chegada da Primavera e chama a atenção para a preservação do nosso Rio Imbassaí e das suas matas ciliares”, pontua.