Plataformas streaming
Aline Valadares , Salvador |
06/09/2022 às 20:55
Bela
Foto:
A intimidade com o mar e com a poesia que ele inspira é notável nas canções da cantora e compositora Bela, que acaba de lançar o seu EP de estreia, disponível nas plataformas de streaming (https://bfan.link/salitre). "Salitre" traz quatro composições que conversam entre si através do mesmo conceito poético que envolve o título do trabalho. "Essa névoa fina é encarada como 'tudo o que fica depois de uma ressaca, antes de ir embora'. As letras, estética, texturas refletem sobre a aventura de deixar ir, o processo de dissolução de um amor que não existe mais, das pazes com o passado e do alinhamento com o futuro", conta a artista.
O EP reúne quatro faixas compostas por Bela entre 2018 e 2021 e foi totalmente produzido com recursos próprios, com apoio e envolvimento de muitos amigos que participaram como instrumentistas, direção audiovisual e produção musical, por exemplo. “Só” e “Bem Vi” foram lançadas neste ano como singles, já "Nunca" e "Baile" são inéditas. “Só” é Onda, sobre terminar onde começou. A música fala de perdas internas num relacionamento até o esgotamento. "Foi um processo experimental tanto meu quanto de Tutchi, já que era seu primeiro projeto de produção para outro artista", revela. “Bem Vi” é Dissolução, sobre ver passar o tempo e o amor antigo.
A música foi escrita em 2019 e produzida tempo depois por Peu Del Rey e Del Jay, parte de maneira remota e outra parte presencialmente. "Foi um processo de muito aprendizado e alinhamento de estilos", conta. “Baile” é Corrosão, sobre permanecer onde foi abandonada. A produção da música também é de mrTutchi, que também é o autor do arranjo de violão. “Nunca” é Fim, sobre acabar o processo do salitre. A sonoridade da música começou a surgir em 2020, mas só neste ano que ganhou letra. A produção foi feita de maneira híbrida (online e presencial) por Peu Del Rey. "Essa canção é especial pra mim, pois muitos dos músicos que admiro (Leo Negredo, Rick Fadul, Fe Lira), e que fazem parte da minha banda hoje, gravaram os instrumentos. Eu vejo um mix de personalidades ali", conta.
SOBRE BELA - O sotaque revela a profunda relação de Bela com o Rio de Janeiro, mas a artista é baiana e se divide entre os dois estados desde criança. Com 25 anos, a artista reúne uma série de composições que acumula desde os seus 13 anos. Inicialmente, Bela não tinha muitas pretensões de gravar suas canções e as criava de maneira natural, com o incentivo do núcleo familiar, onde compartilha desde sempre momentos regados pela música, como um elo das relações. A primeira vez que resolveu lançar alguma de suas composições foi em 2022, quando lançou "Bem Vi" (mais de 8k de streaming no Spotify) e "Só" (mais de 9k de streamings no Spotify), que ganhou um clipe estrelado pela atriz Giulia Bertolli, disponível em seu canal do YouTube (https://youtu.be/qfAA3Ka7eEI).
SERVIÇO
Bela lança o EP "Salitre"
Ouça agora: https://bfan.link/salitre
FICHA TÉCNICA "SALITRE"
Só
Composição: Bela
Produção Musical: mrTutchi
Voz e Vocal: Bela
Violão: Bela
Percussao: mrTutchi
Baixo: Leo Negredo
Guitarras: Gabriel Ortega
Sopros: JAVIER FRANCISCO ROSA CALZADILLA
Mixagem: mrTutchi e DelJay
Master: DelJay
Bem Vi
Composição: Bela
Produção Musical: PEU Del Rey e Del Jay
Voz e Vocal: Bela
Violão: Bela
Guitarra: PEU
Baixo: PEU
Teclado: PEU
Percussão: PEU e Del Jay
Mixagem: Del Jay
Masterização: Del Jay
Baile
Composição: Bela
Produção Musical: mrTutchi (antoine) kk
Voz e Vocal: Bela
Violão: mrTutchi
Beat: mrTutchi
Baixo: Leo Negredo
Guitarras: Fe Lira
Mixagem: mrTutchi e Del Jay
Masterização: Del Jay
Nunca
Composição: Bela
Produção Musical: PEU Del Rey
Voz e Vocal: Bela
Violão: Bela
Bateria: Rick Fadul
Baixo: Leo Negredo
Guitarras: Fe Lira e PEU
Teclado: PEU
Mixagem: PEU
Masterização: Del Jay