Uma bossa sobre as incertezas e os caminhos tortuosos do amor, "Quem Poderá?" é uma canção de dois caminhos que utiliza o mar, com sua enorme complexidade, como força temática para discutir o afeto.
A música, lançada no dia 26/08, trabalha encima das metáforas com o mar, o vento e o carnaval, apontando para esse ato inicial de se jogar ao desconhecido, mais ou menos como se faz no início de um relacionamento qualquer. Há nesse momento, um certo pulo ás cegas, de quem projeta seus sentimentos, questões e expectativas em outra pessoa e não sabe qual duração, intensidade ou forma daquilo que virá.
As águas brutas de um oceano, seus ventos e naufrágios, são parte do imaginário caótico que a canção visa criar com as suas metáforas, regatando essa comparação primeira entre o mar e o ato de amar.
Os dois caminhos apresentados pela música, a bossa mais clássica e um lado mais irreverente e descompromissado, trazem uma visão fatalista em contraste com outra mais jocosa; de fato, o mundo dos afetos pode soar como o fim do mundo ou uma grande piada, a depender de quem observa. A base de bateria, baixo acústico e piano tocada por músicos de jazz da cena de Salvador, como Luã Almeida, Nino Bezerra e Beto Martins, cria uma cama suave e elegante que é contraposta pela intenção irreverente dos estalos de dedo, claves de língua e a guitarra distorcida e esquisita.
Gravada em estúdio e home studio, a canção carrega consigo esses dois elementos aparentemente contrastantes que resultam num som original, potente e que versa sobre o aspecto conturbado e revolto dos relacionamentos, cada vez mais dinâmicos e complexos.
Boa audição ;)
Sobre Leonel:
Original de Salvador (BA), Leonel iniciou sua carreira em 2019, a partir da seleção em um festival local que possibilitou a execução de uma de suas canções em palco, ao vivo. Desde então, o cantor e compositor tem produzido um trabalho diverso, visando alcançar uma sonoridade complexa e multifacetada.
O primeiro EP, lançado em setembro de 2020, trouxe as canções que versam sobre amores e desamores, encontros e desencontros, angústias e prazeres do contemporâneo, buscando uma releitura da interessante tradição da bossa-nova. Dois singles e mais um EP depois, o artista continua buscando a resposta a pergunta que caracteriza seu som: como soaria a bossa nos dias atuais?
A partir dessa base, no samba e na própria bossa, e nas misturas com o indie, a nova MPB, o rock e as sonoridades mais contemporâneas, o cantor e compositor busca responder essa pergunta de forma contundente e pessoal através de seu som. No momento atual, após esses lançamentos e uma maturidade sonora maior, o artista se prepara para lançar seu primeiro disco, previsto para 03/2023.
Quem Poderá? - Letra
Quem poderá se atirar nesse mar
Sem saber onde vai dar
Arriscar, se entregar
Sem pensar em quase nada
E onde será que pode ancorar
Em águas tão brutas
Atracar, naufragar
Questionando quase nada
Você me ama?
Ainda me quer?
Ou só faz de conta?
Me diz, como é?
Me diz como vai ser
Me diz, como vai?
Mas diz logo agora
Pra mim tanto faz…
Logo verá que é tão bobo esperar
Respostas de um vendaval
Irreal, Carnaval
Explodindo na avenida
Entenderá o motivo real
De um filhote de baleia que vai
Dentro mar, fundo mar
Pela voz que tanto fala
Você me ama?
Ainda me quer?
Ou só faz de conta?
Me diz, como é?
Me diz como vai ser
Me diz, como vai?
Mas diz logo agora
Pra mim tanto faz…
Ficha Técnica
Produção Musical - Leonel e André Bahiense
Arranjo - Leonel e André Bahiense
Técnico de Gravação - André Bahiense
Intérpretes - Leonel e Bianca Gonzalez
Violão - Leonel
Baixo Acústico - Nino Bezerra
Bateria - Beto Martins
Percussão - Paulo Tiano
Piano - Luã de Almeida
Guitarra - Leonel
Metalofone - Leonel
Estúdio - Estúdio Mangus
Mixagem - André Bahiense
Masterização - Absolute Master
Link para ouvir a canção: https://open.spotify.com/album/2NY9HFgJu3BqYZ6Z8T6K7x?si=vzh2cSdaTXC4KjNamPNbYg