Shows

“TRANÇADO NO CÉU”, EP AUTORAL DE MARIÁ DOURADO É LANÇADO

Dia 5 de agosto
Gi Santana , Salvador | 07/08/2022 às 12:47
“Trançado no Céu”
Foto: Divulgação

Já está disponível o EP "Trançado no Céu" da cantora, compositora e pesquisadora musical Mariá Dourado, que tem direção musical e arranjos do maestro Letieres Leite. O maestro também é coautor da faixa “Trançado no céu", que dá nome ao EP e reúne ao todo cinco músicas. As canções apresentam a voz doce de Mariá, que canta poeticamente, combinada a texturas sonoras de polifonias vocais que tem origem em cantos de etnias africanas, indígenas e ciganas, e trazem ainda uma roupagem moderna do pop com beats eletrônicos e instrumentos de percussão. O EP pode ser ouvido em várias plataformas através do link: https://onerpm.link/874907529131 e mais informações acompanhadas no instagram @mariaa.dourado.

 

Natural de Ibititá (Chapada Diamantina-BA), Mariá já integrou e foi vocalista das bandas Mandassaia e Trotta Mundo, nas quais circulou pelo Brasil e exterior, conquistando três prêmios em festivais. Agora a artista lança sua carreira solo, trazendo um repertório que mistura suas raízes do interior da Bahia e um nomadismo musical, com influência de diversas paisagens sonoras. “Eu trago em minhas músicas um imaginário mágico da região em que nasci, com elementos arquetípicos de texturas vocais e elementos do meu trabalho como pesquisadora na área de fisiologia vocal, linguística e antropologia da linguagem”, destaca a artista.

Mariá explica que as polifonias vocais são sobreposição de vozes, que podem estar em oposição e também em vários ritmos diferentes, mas que integram uma certa harmonia. São parte da nossa cultura ancestral, das tradições orais e circulares. É através dessas raízes e com seu olhar poético, que a artista constrói sua musicalidade. 

“Eu tenho uma forma de compor que me conecta  bem com a estética e profundidade, como que desejando traduzir um momento, como se eu fosse um filtro onde as sensações são canalizadas em forma de palavra cantada. Muitas vezes não consigo traduzir na língua portuguesa e  aí vão surgindo sons tribais”.

Sua parceria com Letieres começou quando foi convidada pelo maestro para fazer as texturas de vozes para a trilha sonora do filme “A hora aberta” da performer Gatha. E assim se iniciou um processo criativo que culminou com a finalização das músicas do EP “Trançado no céu”. O lançamento também faz uma homenagem em memória a Letieres, personalidade que tanto contribuiu para a música na Bahia e no mundo. O EP conta ainda com a participação de músicos convidados, grandes nomes do atual cenário musical baiano, como Ledson Galter, Tito Oliveira, Jordi Amorim, Tiago Nunes, Samuca Cabral e Nino Bezerra.

SERVIÇO

Lançamento do EP “Trançado no Céu” de Mariá Dourado

5 de agosto

Disponível nas plataformas digitais: https://onerpm.link/874907529131

SPOTIFY:  https://open.spotify.com/album/0SfbhL2gMF97aMECu9kfYO

Acompanhe em @mariaa.dourado.