O Pelourinho vai receber, pela primeira vez, o Samba Junino do Beco. O evento gratuito acontece nesta sexta-feira (17), a partir das 19h, com atrações que vão movimentar ainda mais a vida cultural do Centro Histórico. A proposta é celebrar uma das datas mais alegres do calendário nordestino, unindo samba e forró pé de serra, fazendo valer a mistura de ritmos que já faz parte do DNA da cidade. A programação do Samba Junino do Beco conta com apresentações do grupo Batifun, da Banda Flor Serena e do cantor André Macedo. O evento também contará com a participação de Maviael Melo que, além de cantar, irá declamar alguns textos de cordel autorais e de Cuica de Santo Amaro.
Este ano, o evento homenageia a literatura de cordel e reverencia o poeta Cuíca de Santo Amaro, nome artístico de José Gomes (1907-1964). O também cordelista-repórter se destacou em Salvador, na primeira metade do século XX, pelo seu texto crítico e acidez com que criticava os poderosos da sua época, influenciando escritores como Ariano Suassuna e Guimarães Rosa. Cuíca de Santo Amaro foi imortalizado pelo escritor Jorge Amado como o “Trovador da Bahia".
Em homenagem a ele, durante as apresentações musicais, serão distribuídos aproximadamente mil folhetins com trechos da obra dessa figura ilustre do cordel brasileiro, responsável por atualizar esse gênero importante literário.
Serviço:
O quê: Samba Junino do Beco
Quando: 17 de junho de 2022 (sexta-feira)
Onde: Rua Santa Isabel, Pelourinho (próximo ao estacionamento Estapar, na Rua da ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)
Hora: 19h
Ingressos: Evento Gratuito
Realização: Patativa Comunicação
Patrocínio: Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia