Shows

ARTISTA BAIANO LEONEL LANÇA "UM CORAÇÃO"

Dia 22 de março
Ascom Leonel , Salvador | 22/03/2022 às 19:15
Alan Leonel
Foto: Divulgação

“Um Coração” é a primeira música de trabalho de Leonel em 2022, que marca uma série de lançamentos que preparam o terreno para o primeiro álbum do cantor, compositor e musicista baiano, após lançar dois EPs, Leonel (2020) e Leonel II (2021).


Um coração trata-se, essencialmente, de uma canção desabafo sobre a necessidade de uma resposta emocional. Um reclame contra a falta de comunicação e a entrega sem a certeza de um sentimento correspondente, materializado no refrão “não jogo tarô, não leio mão, só tenho um coração e pretendo manter”.


A canção se utiliza de um estilo mais pessoal e interior, ancorada no folk e no indie, com pitadas de samba e até baião, para criar essa sensação de lamento e desesperança. A ideia era que ela soasse como se tocada dentro de um cômodo; do quarto de quem a compôs, para resgatar a sensação de pessoalidade, intimidade e sinceridade que permeiam a canção.


A presença de um violão de corda de aço, remetendo ao folk e ao indie, mas executando uma levada influenciada pelo samba e baião, traz uma atmosfera árida e reflexiva por um lado e íntima e complexa por outro; unindo esses elementos de forma a traçar um comentário contemporâneo. Os versos, aliás, simbolizam momentos de um relacionamento, traçando um perfil de relacionamento moderno e refletindo acerca da comunicação, da autopreservação e da insegurança emocional.


Sobre Leonel:

Original de Salvador (BA), Leonel iniciou sua carreira em 2019, a partir da seleção em um festival local que possibilitou a execução de uma de suas canções ao vivo, o cantor e compositor tem buscado se aprofundar na sua origem sonora primeira.


O primeiro EP, lançado em setembro de 2020, trouxe as canções que versam sobre amores e desamores, encontros e desencontros, angústias e prazeres do contemporâneo, visando a construção de uma releitura da interessante tradição da bossa-nova. Dois singles e mais um EP depois, o artista continua buscando a resposta a pergunta que caracteriza seu som: como soaria a bossa nos dias atuais?


A partir dessa base, no samba e na própria bossa, e nas misturas no indie, na nova MPB, no rock e no pop, o cantor e compositor busca responder essa pergunta de forma contundente e pessoal através de seu som. No momento atual, após esses lançamentos e uma maturidade sonora maior, o artista se prepara para lançar seu primeiro disco, contendo seus discursos e sonoridades íntimos.


Um Coração - Letra

Olhei, me pediu obedeci
Me falou, não perguntei
Mas eu só quero é saber
O que é que cê quer com meu amor? O que é que cê quer da minha vida?

Eu não jogo tarô, eu não leio mão
Só tenho um coração e pretendo manter

Pensei, me guardei desiludi
Revoltei, desaprendi
Eu já nem quero mais saber O que é que cê quer com meu amor O que é que cê quer na minha vida

Eu não peço favor, eu não dou sermão
Só tenho um palavrão que guardei pra você

Sentei, me acalmei no tempo sim Amarguei o que não fiz
E vem você pra perguntar
Por que que eu quero o seu amor Por que que eu quero a sua vida

Eu não jogo tarô, eu não leio mão

 

Só tenho um coração e pretendo manter
Não peço favor, eu não dou sermão
Só tenho um palavrão que guardei pra você
Não jogo tarô, eu não leio mão Só tenho um coração

Ficha Técnica:

Produção - Leonel
Técnico de Gravação - Jackson Pinheiro Estúdio - Sala Técnica Jackson Pinheiro Violões - Leonel
Guitarras - Leonel
Intérprete Principal - Leonel
Mixagem - Jackson Pinheiro Masterização - André Bahiense