O Largo do Cruzeiro do São Francisco é todas as semanas palco de shows intimistas, gratuitos, com talentosos grupos e artistas que atuam na Bahia, que se apresentam, das 18h às 21h e fazem a vida cultural do Centro Histórico mais alegre e movimentada. Esta semana tem shows de MPB, chorinho, samba, axé e sertanejo. Se apresentam o grupo Gente do Choro e Claudya Costta. Os shows são patrocinados pelos restaurantes Boteco do Pelô, Cuco Bistrô, Maná Grill e Odoyá, todos localizados no Largo do Cruzeiro do São Francisco. Confira a programação dia a dia :
Sexta-feira, dia 4 de março – CHORINHO – O Gente do Choro é o grupo mais tradicional do choro da Bahia, formado por Carlinhos do Bandolim, Dudu Reis (cavaquinhos), Natan Drubi (violão sete cordas) e Pedro Calil (pandeiro). No repertório, choros tradicionais brasileiros, bem como composições autorais inspiradas neste gênero totalmente nacional. O grupo Gente do Choro tem mais de 20 anos de trabalho musical. É, certamente, o grupo atuante mais antigo de Salvador, talvez até da Bahia. À frente do grupo, Carlinhos do Bandolim que, ao lado do saudoso Pedrinho do Pandeiro, formou o Gente do Choro. A princípio, era apenas uma “brincadeira musical”. Vários músicos se reuniam num ponto do bairro da Liberdade e tocavam, deixando a animação e o prazer tomar conta dos presentes, na tradicional roda de choro. Hoje, o Gente do Choro possui CD gravado e está fortemente inserido no cenário musical baiano, por elevar astral e contagiar a todos com o seu ‘tempero musical’ único.
Sábado, dia 5 de março – SAMBA, AXÉ E SERTANEJO - Claudya Costta vem desenvolvendo uma carreira com uma forte presença de palco. No repertório, canções autorais e e grandes sucessos da música negra brasileira. A cantora assume não se encaixar em rótulos e formatos preestabelecidos, se desligando de padrões quando o assunto é identidade e liberdade musical. É a voz feminina do Cortejo Afro, representando a estética, a beleza e o empoderamento da mulher negra. Com carreira solo iniciada em 2007, suas apresentações são marcadas em grandes palcos como Teatro Castro Alves, Concha Acústica, Teatro Sesc, Sesi, Gamboa Nova, Teatro Irdeb, Parque da Cidade, Largos e Praças do Pelourinho, Música no Porto, Parada Gay de Salvador, Projetos no Conexão VIVO. Já recebeu prêmio de melhor intérprete no Festival de música Negra no Ilê Aye, fez participação no Olodum, Muzenza, além de puxar o trio principal da Mudança do Garcia, nas segundas de carnaval. No carnaval 2020, fez homenagem, em vida, ao grande mestre do Samba, Riachão, onde cantaram juntos a canção, Cada Macaco no seu Galho. Já dividiu palco com grandes nomes da MPB como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Mariene de Castro, Martinália, Preta Gil, Luiza Possi e abriu Show para Carlinhos Brown e Sandra de Sá, no Ilê Ayê.
Serviço:
Sexta-feira - dia 04.03, a partir das 18h – Gente do Choro - gratuito
Sábado - dia 05.03, a partir das 18h – Claudya Costta - gratuito