Shows

GRUPO BOTEQUIM RECEBE JULIANA RIBEIRO NA PRIMEIRA RODA DE SAMBA DO ANO

Dia 14 de janeiro
Tatiane Freitas , Salvador | 05/01/2022 às 17:24
Juliana Ribeiro
Foto: Divulgação

Nada como suar a camisa com grandes canções do samba tradicional brasileiro para dar boas-vindas ao ano 2022. Esse é o convite da primeira roda de samba do ano do Grupo Botequim, que acontece no dia 14 de janeiro (sexta-feira), às 21h, no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. A convidada da noite é a cantora, compositora e historiadora baiana Juliana Ribeiro, que lançou recentemente o álbum “Preta Brasileira” e participa da roda com sua belíssima voz.

"O objetivo da nossa roda é sempre proporcionar um momento de alegria, esperança e consciência da importância histórica que o samba tem para as pessoas", comenta Roberto Ribeiro, cavaquinista e um dos fundadores do Botequim. Ele conta que, nas últimas rodas, a participação do público vem chamando a atenção. “Além de esgotar os ingressos, o nosso público tem ficado mais próximo da gente durante as apresentações, acompanhando e cantando todas as canções”.

Amiga e parceira do Grupo Botequim, a artista Juliana Ribeiro promete uma participação marcante, reforçando o canto da noite em grande estilo. Dona de uma aplaudida performance de palco e admirada pela bela voz e timbre marcante, Juliana surpreende quando faz da música um veículo de divulgação da sua pesquisa como historiadora, que desnuda as origens do samba. Por ela, a origem do gênero musical é narrada através da própria música, num repertório que engloba três séculos de canção, (XIX à XXI), passeando por ritmos como lundu, jongo, maxixe, sembas angolanos, batuque e sambas-de-roda.

 

GRUPO BOTEQUIM

Símbolo de resistência e afirmação do samba na Bahia, o Grupo Botequim tem 15 anos de trajetória e carrega a feliz marca de ter sido o responsável pela ampliação da vivência em torno do gênero musical na cidade de Salvador. Com canções autorais registradas no álbum “Festa no Botequim” (2016) o grupo apresenta um trabalho autoral consolidado, sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país.

O Grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaco e voz), Pedrão (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Mestre Bira (surdo), Lalá Evangelista (percussão) e Washington Rodrigues (Violão 7 cordas). 

SERVIÇO:

1ª Roda de Samba do Ano - Grupo Botequim

Participação: Juliana Ribeiro

Quando: 14.01 (Sexta-feira)

Onde: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo
Horário: 21h

Valor: R$20

Vendas: Sympla

 

Link: https://www.sympla.com.br/grupo-botequim---primeira-roda-de-2022__1453910