Embebidas pelo mar musical da Bahia, as 10 canções que compõem o álbum “A-Fé-To” marcam a infinidade de sons, paisagens e texturas da percussão unidas à voz suave de Gab. O disco traz uma atmosfera pop, romântica, leve e tropical, além da mescla de elementos do samba-afro, samba-reggae, chula, ijexá, pagode, jazz, reggae, cumbia e outros ritmos diaspóricos.
“Esse trabalho é genuinamente baiano, para dançar, acalmar, despertar a fé e amar”, afirma a cantora.
O disco apresenta músicas dos compositores soteropolitanos Dja Luz, Andersen Luz, Renata Bastos e Betho Wilson. Além de uma canção de autoria de Gab, “Desatina”, e a faixa-título em parceria com Tiago Nunes.
O cantor e compositor Roy (em memória), ex-vocalista da banda O Círculo , falecido em 2019, assina 6 composições em parceria a outros compositores, a exceção da canção “Vida”, apenas dele.
“Foi desafiador gravar as composições de Roy após ele ter deixado este plano, mas segui na missão de mostrar a grandiosidade das suas obras”, conta Gab.
O processo de divulgação do álbum ocorreu ao longo de 2020/2021, com o lançamento mensal dos singles “Linda Assim”, “Álibi Perfeito”, “Ela chegou”, “Mensagem de amor”, “Ter não ter” e “Vida”, além das 4 canções inéditas. A preparação para o lançamento do álbum foi marcada por uma live surpresa, 25/08, onde a Gab Ferruz entrevistou a cantora e médica Júlia Rocha sobre a manifestação do afeto na vida e na música.
Para acalentar os corações dos sentimentos que foram aflorados durante a pandemia, “A-Fé-To” traz mensagens de amor, fé e afetos a partir da vivência de pessoas negras.
Concebido no espaço criativo e homestudio Casa de Tambor, o disco tem produção musical de Tiago Nunes (percussões/bateria), Gab Ferruz e Jefferson Luís (violões/guitarra), além de contar com a participação de músicos soteropolitanos que também contribuíram com o arranjo - como Ejigbô (baixo), Magninho Jessan (baixo), Mário Soares (violino), Kiko Souza (flauta e sax soprano), Coquinho (sanfona), entre outros.
A mixagem ficou por conta de Bráulio Passos, a edição por Hugo Elias e a produção artística por Tiago Nunes e Gab Ferruz. “A construção desse disco foi bem especial e transformadora. Entrego ele com o desejo de afetar as pessoas pelos sentimentos mais bonitos que ele carrega”, conclui Gab.
A baiana Gab Ferruz faz parte da nova geração de cantoras brasileiras. Destacou-se nos programas da Rede Globo: SuperStar 2016, à frente da banda Alphazimu, e The Voice Brasil 2017, onde inaugurou a carreira solo e ficou conhecida como Gab Ferreira. Em 2021, embarca em uma transição iniciada com o lançamento do single "Linda Assim" e o novo nome artístico “Gab Ferruz”.
Serviço: Lançamento digital do disco A-Fé-To de Gab Ferruz
Data: 01/09/2021
Local: Principais plataformas digitais
Capa
Ilustração: Tarcio V
Fotografia: Jardel Souza
Designer: Iago Silva
Link para acesso ao pré-save: https://musequal.ffm.to/a-fe-to