Um dos eventos musicais de maior destaque do Recôncavo Baiano, o Festival Cachoeira AGosto do Blues, segue com extensa programação durante todo o mês. Neste domingo (15), às 17 horas, o Festival recebe o multi-instrumentista Julio caldas, para uma apresentação de composições autorais e clássicos do gênero. A apresentação acontece de forma gratuita e virtual no Instagram do Festival ( @cachoeiraagostodoblues).
Conhecido pelo seu interesse na pesquisa musical e por sua versatilidade com instrumentos de cordas populares, Julio Caldas já lançou sete álbuns e movimenta a cena do Blues na Região Metropolitana da Capital Baiana. Sobre a participação no Festival, não esconde sua alegria e reverência. “Cachoeira é uma fonte rica para a cultura negra da Bahia e este festival é uma vitrine importante, não apenas por revelar e divulgar artistas baianos que militam no blues, mas também por provocar o debate sobre o como o gênero que inspirou o surgimento do Rock, do Jazz, do Soul e tantos outros estilos musicais, sempre refletiu e continua refletindo a qualidade técnica, musical e os sentimentos e atitudes do artista negro”, destaca.
Desde 2016, o Festival AGosto do Blues promove apresentação de grandes artistas da Bahia, traçando um paralelo entre a cidade de Cachoeira e o estado do Mississipi, berço do Blues nos Estados Unidos e celebrando as tradições culturais negra que margeiam os rios Paraguaçu e Mississippi. Nesta sexta edição e, pelo segundo ano consecutivo, o Festival, acontece no formato virtual. A série de apresentações acontece ao vivo, nos domingos de Agosto, das 16 às 18 horas, através do perfil no Instagram @cachoeiraagostodoblues. No primeiro domingo do mês, se apresentaram Eric Assmar e Celso Dutra e, além de Julio Caldas, entre os nomes confirmados para os próximos domingos, estão Rafael Brandão da banda Jockeman, Breno Pádua, Cris Macchi, Lon Bové da Banda Terráquea e Luiz Rocha.
Sobre a edição virtual, Julio reforça que “a presença e a interação das pessoas que gostam de Blues e das que estão começando a conhecer agora, através dos canais digitais, são muito importantes para que nós artistas sigamos engajados e produzindo enquanto atravessamos essa pandemia” e já vislumbra a próxima edição: “Torcemos para que, em 2022, a organização do evento possa encontrar apoio e uma situação sanitária mais segura para que este Festival volte a ser realizado de forma presencial, no Centro Histórico de Cachoeira e possamos reunir a tribo do blues naquela cidade fantástica”.
Serviço:
O quê: Festival Cachoeira AGosto do Blues recebe Julio Caldas
Quando: Domingo (15/08), às 17h