Shows

RICARDO CARVALHO LANÇA SINGLE-CLIPE AIABÁ

Dia 23 de julho
Rafael Galeffi , Salvador | 20/07/2021 às 15:09
Ricardo Carvalho
Foto: divulgação
O percussionista e compositor baiano Ricardo Carvalho lança, nesta sexta, dia 23, o single-clipe Aiabá, no seu canal oficial na plataforma YouTube. O single é uma das faixas de Gèlédé, álbum de estreia do músico, em fase de produção. Com direção do maestro e produtor Rafael Galeffi, o projeto conta com o apoio oficial do Coletivo Tia Marieta Samba e precisa da colaboração do público em geral para avançar nas etapas de produção, através de contribuições espontâneas via transferência bancária ou pix.

Gèlédé traz inúmeras canções autorais de Ricardo, incluindo alguns sambas, um choro, uma congada, um tradicional solo de terreiros de candomblés - Ilú Daró Quebra Prato -, e esse cântico em forma de oração, por assim dizer, Aiabá, ou, um Ingorossi para Deusas das águas, Yemanjá e Oxum.

A composição foi feita a partir de um texto Iorubá, e sua rítmica foi inspirada nos toques de atabaques do candomblé, em que contém os toques do gincá e variações do vassi. Suas raízes candomblecistas o levaram a integrar como percussionista do Grupo Folclórico do Sesc Senac, em 1998. Foi lá que a composição nasceu, através de uma reza em que o músico vivenciou durante as apresentações da companhia.

“O show Omi Olorum – As Águas de Deus, continha parte desse texto, Aiabá. Cantei a melodia numa base percussiva e surgiu a canção. Eu transcrevi o vassi em contagens diferentes de compasso.”, destaca Ricardo, que é percussionista profissional há mais de vinte anos e já atuou em inúmeros grupos como Motumbá e Viola de Doze e tocou com artistas como Carlinhos Brown e a cantora pop Maristela Müller.

Para a gravação do single, o percussionista contou com a participação especial do renomado músico e percussionista Gabi Guedes, além da participação dos músicos Márcio Melgaço (piano), Marcos Santos (pratos) e do diretor musical do projeto, Rafael Galeffi, executando diversos instrumentos na faixa (cello, cavaco, flauta, viola caipira e baixo).  

“Produzir o álbum de estreia deste notável compositor e grande percussionista é um presente e uma missão de muita responsabilidade.” (Rafael Galeffi)

 

Formação

 
Ricardo Carvalho, percussionista e compositor, natural do São Caetano, bairro de Salvador, teve sua iniciação musical nos terreiros Obá Inã – Casa de Xangô, regido pela Ialorixá Obá, na Sussunga do São Caetano, sua região de origem.

Estudou percussão nos programas musicais do Sesc-Senac. De lá, se tornou um músico profissional, onde vem atuando ao longo dos anos, acompanhando inúmeros artistas da cena cultural baiana, tocando em bandas de axé, grupos de choro, gafieira, sambas rurais, pagode, música pop e música afro.

 

Serviço:

 

Lançamento do clipe Aiabá - novo single do percussionista Ricardo Carvalho

Dia 23 de julho

No canal oficial de Ricardo Carvalho – YouTube

Link do teaser:

https://youtu.be/lrZBTK--zDM

 

Em breve nas plataformas streaming

 

REDES SOCIAIS:

@tapetedeoxala

 

Informações:

(71) 9 9630-3631 (WhatsApp)

 

Ficha Técnica

 

Música: Aiabá

Autoria: Ricardo Carvalho *(texto de tradição oral Iorubá)

Produção: Ricardo Carvalho e Rafael Galeffi

Direção e montagem: Rafael Galeffi

 

*Crédito da foto: Rafael Galeffi

 

Músicos

 

Ricardo Carvalho – lé (atabaque), vozes e agogôs

Gabi Guedes – rum (atabaque)

Márcio Melgaço – piano

Marcos Santos – pratos

Rafael Galeffi – cello, flauta, cavaco, viola caipira e baixo (cello em pizz.)