Shows

LUIZ CALDAS HOMENAGEIA O MÊS DO ROCK COM ÁLBUM "ÁGUIAS E URUBUS"

Dia 1 de julho
Tatiane Freitas , Salvador | 25/06/2021 às 11:28
Luiz Caldas homenageia o mês do rock com álbum “Águias e Urubus”
Foto: divulgação
“É como se o disco fosse aquela pergunta. Qual o seu papel? Águia ou urubu?”. Com esse comentário, o artista Luiz Caldas sinaliza uma das motivações para escolher o nome do álbum “Águias e Urubus”, que ele lança no próximo dia 1º de julho (quinta-feira) para homenagear o mês do rock. Com letras contestatórias, como todo bom rock deve ter, Luiz fala da impermanência das coisas, da ganância do homem e da responsabilidade de cada um em escolher o papel que quer exercer no mundo. O disco estará disponível no site do artista www.luizcaldas.com.br e nas plataformas de streaming.

Este é o 113º disco do projeto de lançamentos mensais que o compositor e multi-instrumentista realiza desde 2013, percorrendo inúmeros estilos musicais. A intimidade com o rock, ritmo sempre visitado nos seus shows, é demonstrada no disco novo pela sua assinatura em todos os instrumentos, guitarra, baixo e bateria. Luiz compôs todas as canções, com exceção da faixa de abertura, “Altos e Baixos”, uma música dele em parceria com Evandro Mesquita, que  canta junto com o anfitrião.

“Sou muito fã de Evandro Mesquita, para mim ele é um dos mais completos artistas que nós temos, porque ele atua, canta, compõe e escreve e ainda é bom de bola. Além disso, é o band leader da Blitz, banda das mais emblemáticas do rock brasileiro, que marcou uma geração. É uma felicidade tê-lo comigo nesse disco”.

A letra da canção de Evandro e Luiz é uma das que tocam a questão do livre arbítrio do homem em escolher ver o tempo passar ou aproveitá-lo da melhor forma para realizar coisas significativas. Um dos trechos diz “Na prateleira está o bom e o ruim/ A grana causa o bem e o mal/ O que você escolher vai ser assim/ Ou vai baixar ou levantar o seu astral”.

Sobre a simbologia das águias e urubus, Luiz comenta: “O urubu é visto como ave nojenta, símbolo de mau agouro, até mesmo pelo seu visual, mas ele presta um serviço de limpeza fantástico à natureza, sem o qual não seria possível a sobrevivência da raça humana. Já a águia é uma ave poderosa, que voa alto e sozinha, associada à soberania e imponência. Por isso, é símbolo de civilizações como os EUA, que, de certa forma, controla alguns outros países com a manutenção da miséria. Cada animal tem seu papel, mas se formos analisar, o urubu é muito mais necessário para a natureza do que a águia”.