Shows

EDIÇÃO VIRTUAL DO FESTIVAL DE LENÇÓIS REÚNE JORGE VERCILLO E JAU

Dias 29 e 30
Jamil Moreira Castro , Salvador | 29/04/2021 às 16:46
Jorge Vercillo
Foto: divulgação
As trilhas musicais que, junto da natureza, levam ao Festival de Lençóis, na Chapada Diamantina, na Bahia, ganham uma versão virtual com apresentações ao vivo, ações sociais e ecológicas, vídeos e uma retrospectiva dos principais momentos de sua história. Com apresentação do ator Jackson Costa, o evento acontece hoje (quinta-feira - dia 29/04), apresentando Jorge Vercillo, Adelmo Casé e a participação especial da cantora Samantha Tosto. Amanhã (sexta -feira - 30/04), a programação ao vivo reúne Margareth Menezes e Jau, além de apresentações em vídeos de artistas locais. A partir das 19 horas, o evento será transmitido pelo youtube.com/pauviola.

Mais uma vez, o evento abraça as causas sociais com a campanha Lençóis Solidária para arrecadar fundos, que serão revertidos em cestas básicas em prol dos artistas, grupos culturais e artesãos da cidade. Durante o evento, o público poderá contribuir através o QR CODE que vai estar disponível na tela. Nesta edição, o Festival de Lençóis também apoia a campanha da Associação Geoparque Serra do Sincorá, entidade não lucrativa, criada recentemente para buscar o título de Geoparques Globais, chancela concedida pela ONU

Além de apresentações ao vivo de artistas nacionais, o Festival de Lençóis exibirá em vídeos  dos artistas locais, as bandas Zion e Griô, Grupo Cordas e Copos e os folclóricos Marujada e Zabumba, e da dupla sergipana MariaMilena. Durante a transmissão, o público poderá conferir também entrevistas e imagens de shows já realizados e da bela região da Chapada Diamantina.

“Neste ano, resolvemos realizar o Festival de Lençóis em formato virtual para reafirmar a cultura como instrumento de superação, luta e afirmação. São 19 edições de boa música, valorizando os artistas, principalmente os locais, e a cultura popular. O festival cumpre sua função de fomentar o turismo, cultura e meio ambiente na região da Chapada Diamantina. Assim que a pandemia passar, voltaremos ao projeto original com shows ao vivo “, comenta Paula Resende, diretora da Pau Viola Produções Artísticas.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Desde 1999, em 19 edições, o evento recebeu mais de 300 atrações, entre artistas nacionais, baianos e locais, além grupos folclóricos e o apoio as ações de preservação da região. Em tempos de pandemia, a edição especial, realizada pela Pau Viola Produções Artísticas, será apresentada em formato online, com a mesma proposta de sua trajetória. Durante a transmissão, uma retrospectiva trará de volta alguns momentos marcantes de sua história, como as participações de Gilberto Gil, Gal Costa, Elza Soares, Mart’nália, Luiz Melodia, João Bosco, Saulo, Ana Carolina, Lenine, Maria Rita, Adriana Calcanhoto, Jau, Nando Reis e Zeca Balero.  

"Tenho uma conexão muito forte com a Chapada Diamantina, desde a primeira vez que estive em Lençóis, há mais de 20 anos, eu me encantei. É muito bom poder levar um alento através da arte e da música participando edição virtual do Festival de Lençóis”, comenta Margareth Menezes, que já participou três vezes do evento.

Já Jorge Vercillo conta que foi inesquecível a sua participação no Festival de Lençóis. “Foi marcante, mágico. Ninguém consegue passar pela Chapada Diamantina sem se contagiar pela sua energia. Agora, através da live, é importante a gente manter este astral nestes momentos de muito bom senso e não manter aglomerações”.

Com duas participações no evento, Adelmo Casé revela que vai lançar duas novas canções: a recente “nossa Pele” e a inédita “Um Blues pra Você”. “Já sei que vou me emocionar. Quero relembrar os dois momentos que tive naquele palco, pois o festival foi um divisor de águas para a minha carreira”, diz.

SERVIÇO / FESTIVAL DE LENÇÓIS – EDIÇÃO VIRTUAL

Datas: 29 e 30/04

Hora: 19 horas

Transmissão pelo YouTube: youtube.com/pauviola

Atrações:

29/04: Jorge Vercillo, Adelmo Casé e Samatha Tosto

30/04: Margaret Menezes e Jau (shows). Zion e Griô, Grupo Cordas e Copos, MariaMilena e os folclóricos Marujada e Zabumba (vídeos).