Shows

ROBERTO MENDES LANÇA SEU PRIMEIRO EP

Dia 19 de março
Tatiane Freitas , Salvador | 15/03/2021 às 19:59
Roberto Mendes lança seu primeiro EP
Foto: André Fofano

Compositor incansável, Roberto Mendes encontrou no período da quarentena um momento de reflexão sobre o mundo, dando origem ao EP Catetê que será lançado dia 19 de março nas plataformas digitais.

O público já pôde conferir o single Catetê, lançado em 26 de fevereiro. A faixa inédita que também dá título ao EP é o nome de uma comida, uma farofa à base de dendê acompanhada de peixe frito, servida vez em quando na casa de Tuni, em Acupe (BA), que Roberto Mendes frequentava encantado pela sonoridade singular da viola machete e/ou violão empunhada pelo anfitrião. “Foi com ele que aprendi a tocar violão como percussão ferida”, afirma Roberto. A canção narra esse encontro, a referência e essa lembrança marcante, sinestésica e muito importante para a pavimentação do famoso violão de Roberto.

Exímio violonista e cancioneiro, Roberto Mendes é um filho de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, cidade da qual nunca se mudou, embora sua música tenha viajado o mundo em sua própria voz e na interpretação de artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Marco Pereira e Virgínia Rodrigues. Roberto Mendes tem mais de quatro décadas de atividade artística e esse será seu primeiro EP, o que é um desafio pois estar em constante diálogo com a contemporaneidade na mesma medida que bebe e traduz a fonte das tradições requer muita responsabilidade e atenção.

Além de “Catetê” outras quatro canções inéditas compõe o EP: “Nunca mais, nunca mais”, parceria com Capinan, uma balada que dialoga com questões imediatas do panorama político nacional que sofre com ameaças autoritárias e antidemocráticas, “Levanta mulher, corre a roda” samba de roda que reascende a parceria com J. Velloso e louva o poder feminino e a importância dele para a necessária transformação da nossa sociedade, “Marujo” parceria com Nizaldo Costa uma chula praieira (xaréu) que evidencia o sotaque do violão singular proveniente das rodas de samba do recôncavo e “Querer bem”, canção composta por seu filho João Mendes e dedicada a sua neta Lina, logo, carregada de emoção e poderosa energia.

Diante do contexto da pandemia, a parceria para as composições se deu de forma virtual e as faixas foram gravadas nos home estúdios dos músicos, garantindo a segurança dos profissionais envolvidos.

Neste trabalho, Roberto Mendes conta com a gravação dos músicos João Mendes (violão aço); Leonardo Mendes (violão 7 cordas) Tedy Santana (Bateria), Ana Florencia (viola), Daniel Neto (sanfona); Gustavo Caribé (baixo); Tiago Nunes (percussão), tendo a assinatura de João Mendes na produção musical, Tadeu Mascarenhas na mixagem e produção da Multi Planejamento Cultural. A identidade visual é assinada pelo artista visual Felipe Caires em colaboração com o designer Fernando Lopes.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

SERVIÇO:

Lançamento do EP Catetê

Dia: 19 de março 2021

Onde: plataformas digitais

Pre-save nas plataformas digitais: https://tratore.ffm.to/catete

Redes do artista:

Instagram e Facebook: @robertocaribemendes

Youtube: www.youtube.com/RobertoMendesOficial