“Você Vicia”, um reggae moderno e cativante, é a nova música do cantor, compositor e ator Pedro Pondé e chega a todas as plataformas digitais no próximo dia 23/02 (terça-feira). A faixa sai pelo Selo Digital Ruffo e é o primeiro single do álbum “Simples Assim”, produzido por André T, em parceria com o próprio Pedro, e financiado pelos fãs a partir de uma campanha de crowdfunding. O álbum é o sétimo da carreira de mais de 20 anos do baiano e tem previsão de lançamento para o mês de março.
Assim como o disco, a canção é um convite para abraçar a simplicidade da vida por meio da música, como um mantra, um transe, no qual qualquer um pode cantar e tocar. Romântica sem necessariamente falar de amor, a nova faixa mostra a ideia de liberdade de uma forma ampla, livre de amarras e de vícios.
“Nossas motivações devem partir de nós mesmos, de uma necessidade individual, particular. Não temos o controle daquilo que está fora, do que está no outro. É uma música aparentemente simples, mas fala sobre algo fundamental na vida, que é sobre a independência e liberdade, que só vem realmente quando associada à maturidade. Acho que ela tem essa profundidade também”, explica Pondé.
Mesmo estreando de verdade agora, a canção já cativou os fãs nos shows. “A recepção foi muito boa quando tocamos ela pela primeira vez. Como a letra se repete, do meio para o fim da música estava todo mundo cantando. Foi incrível”, comenta.
Além da questão estética, da cultura do reggae, “Você Vicia” traz outra alegria para o cantor na realização do sonho de gravar o baixo em uma música. “Felicidade é isso, coisas simples. O grande propósito da vida é estar vivo, quando a gente para de ver a felicidade nas pequenas coisas e gestos não consegue mais ver em lugar nenhum. A felicidade tem muito a ver com simplicidade”, garante. “Não podemos nos deixar seduzir por nada e ninguém que nos prive da nossa liberdade”, emenda.
Autoral, a composição reflete a fase pessoal e profissional do artista, solo desde 2017, após sucesso à frente de projetos como as bandas Scambo e O Círculo. “É um momento de maturidade pessoal também, no qual tenho mais liberdade para as decisões artísticas e experimentações que mostram um lado mais sensível do meu trabalho”, completa.
A nova música mostra potencial para virar hit, assim como “Pausa”, “A Janela”, “Depois de Ver” e “Amor de Graça” que são cantadas a plenos pulmões pela sua plateia. Ou ainda a exemplo do sucesso em versões como “Muito Romântico” e “Tigresa”, de Caetano Veloso, “Carcará”, de João do Vale e José Cândido, “Ocê i Eu”, de Gonzaguinha, e “O Tempo Não Para”, de Cazuza, que foi um dos destaques do programa “SuperStar”, da Rede Globo, além de render seis premiações no Troféu Caymmi 2004 (entre elas, a de Cantor Revelação).
“Você Vicia” tem direção musical de Pedro Pondé e produção musical de André T e Pedro Pondé. A produção executiva ficou com Mariana Brito e Jorginho Falcão e o projeto gráfico é assinado por Pietro Leal. Além do baixo, voz e vocais de Pedro Pondé, tem Ricardo Flocos (bateria), Canja (violão e guitarra) e André T (teclados).