O Festival Música em Casa vem promovendo, todas as quintas-feiras do mês de maio, apresentações artísticas via live do perfil do Instagram do Curso de Música da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (@musicauefs). Hoje, às 17 horas, quem se apresenta é o multi-instrumentista e pesquisador de instrumentos de cordas populares, Julio Caldas, que lançou em abril o sexto álbum solo de sua carreira, Canções Amigas.
Durante a live, Julio Caldas apresentará músicas e detalhes sobre o processo de gravação e lançamento do álbum Canções Amigas, que foi produzido de forma totalmente independente, mixado e masterizado por Richard Meyer, com ilustração do artista plástico de Ipiaú, Junier Costa, e designer de Mauro Y Barros.
As canções falam de despedidas, saudade, recomeços, desejo, alegria, gestos de carinho, cuidado e querer bem. Sentimentos humanos que se afloram nestes dias de isolamento social. São composições de Emílio Cunha, Gutembergue Vieira, Horton Macedo, Manuela Rodrigues, Mauro Y Barros, Socorro Lira, Silvane Figueiredo de Luna Freire, Thomaz Oliveira e Wilson Aragão e que já estão disponíveis em todas as plataformas digitais.
Júlio Caldas é multi-instrumentista e pesquisa as violas brasileiras há mais de vinte anos. Atuou como produtor musical do disco “Terreiros”, de Roque Ferreira, indicado ao Prêmio de Música Brasileira, na categoria Samba (2016); como arranjador do álbum “Abre caminho”, da cantora Mariene de Castro, que ganhou o Prêmio TIM de Música (2005), na categoria Melhor Disco Regional; e do CD “Lua Bonita”, de Socorro Lira, vencedor do Prêmio de Música Brasileira (2012), também na categoria Música Regional. Ele também assina os projetos Circuito Guitarra Baiana, Mostra de Guitarra Baiana e Trio de Guitarra Baiana. Foi premiado com o Troféu Dodô e Osmar como melhor instrumentista de guitarra baiana, em 2015, e indicado ao Troféu Caymmi como artista revelação.
Festival Música em Casa - Realizado pelo Curso de Música da UEFS, através do Programa de Extensão Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM), o Festival Música em Casa é organizado pelo professor doutor Aaron Lopes e aberto ao público. A iniciativa tem a proposta de promover apresentações artísticas e o debate sobre a produção musical, a partir de interações ao vivo com artistas e pesquisadores direto do perfil do Instagram do Curso de Música da Uefs (@musicauefs). Além de Julio Caldas, que se apresenta nesta quinta-feira, às 17 horas, o Festival já contou com a participação do guitarrista Eric Assmar e, no dia 21 de maio, às 19 horas, contará com a participação da cantora e percussionista Alexandra Pessoa.