Dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro
Bruno Machado , Salvador |
31/01/2020 às 11:44
Héloa
Foto: Zé de Holanda
A cantora Héloa está em Salvador para uma série de apresentações na semana de homenagens a Iemanjá, a Rainha do Mar para os seguidores e simpatizantes das religiões de matriz africana. Depois da primeira participação no evento "Banca 33", no Bombar, na quinta-feira, ela é convidada especial do evento “Pra Yemanjá”, promovido pelo músico Dandê Bahia, que acontece no Oliveiras Bar, na Rua Direita do Santo Antônio, a partir das 18h. A entrada custa R$ 10.
A série soteropolitana ganha o seu ponto alto na madrugada do dia 01 para o dia 2 de fevereiro, quando Héloa ela canta para a multidão que já se aglomera no Rio Vermelho desde a véspera do Dia de Iemanjá. Ela é uma das atrações do Festival Oferendas, do Lalá, com show marcado para 00h20, quando estará acompanhada por DJ Raiz e Felipe Guedes. O Festival tem o palco montado na varanda do espaço, voltado para a rua, e é aberto aberto ao público.
Reverenciando suas forças ancestrais e o rio Opará (São Francisco), a cantora Héloa percorre o país e o mundo com seu novo álbum que homenageia os povos indígenas, os espíritos da floresta, o Rio São Francisco e os Orixás. Por meio de composições que conectam vozes e raízes de sua herança afro-indígena com letras delicadas, fortes e íntimas, ela apresenta uma performance muito original, espiritual, bonita, inovadora e marcante.
Opará
O álbum “Opará”, foi lançado em todas as plataformas digitais, como uma homenagem ao antigo nome do Rio São Francisco antes da colonização portuguesa. Com o desejo de resgatar a memória de seus antepassados, Héloa lança luz sobre as comunidades ribeirinhas / afro-indígenas atualmente ameaçadas pela contaminação da água do Rio Opará, a fim de "desconstruir" a caricatura brasileira dos povos indígenas e criar empatia com esse povo. Sua música traz os ritmos do afoxé, baião e samba de roda. O álbum tem uma forte inspiração também na produção musical que também é feita na diáspora, em Cabo Verde, Angola, Cuba e Moçambique.
Héloa
Héloa é o mais recente talento brasileiro e traz tudo o que tem através de sua arte. Cantora, compositora, cineasta e ativista, filha de uma cientista política e de um músico tradicional, ela começou a florescer no teatro, cinema e dança enquanto ainda estava em sua cidade natal, Aracaju.
SERVIÇO
Héloa - em Salvador
31/01 – sexta, 18h
Participação no Show “Pra Yemanjá”, de Dandê Bahia
Local: Oliveiras Bar (Rua Direita do Santo Antonio, 110)
Entrada: R$ 10,00
02/02 – madrugada de sábado pra domingo, 00h20
Show “Opará” no Festival Oferendas
Local: Varanda do Lalá (Praia da Paciência, em frente às quadras)
Aberto ao público
Instagram: @heloaeu