Dia 21 de dezembro
Viva Interativa , Salvador |
20/12/2019 às 14:09
Pedro Pondé
Foto: divulgação
Inspirado no objetivo de valorizar e promover a produção musical baiana contemporânea, o Circuito Música Bahia volta à cena neste fim de semana, com a novidade de agora ampliar seu alcance de público, acontecendo não só em Salvador, mas também em Santo Amaro. Na sua quarta edição, o projeto promove shows gratuitos da banda Toco y Me Voy e Pedro Pondé no Largo do Santo Antônio, amanhã (21), 16h, e chega também na Praça do Riachuelo, em Santo Amaro, domingo (22), 16h, com shows de Josyara e Roberto Mendes.
As apresentações nas duas cidades traçam um panorama do que vem sendo produzido em diferentes territórios de identidades da Bahia, promovendo o encontro musical entre artistas. A inclusão de uma cidade do interior da Bahia no seu circuito de shows gratuitos reforça a ideia do projeto de valorizar o espaço público como local de visibilidade cultural, tendo como pano de fundo a democratização do acesso aos bens culturais.
Em cima de um palco personalizado - montado sobre uma carretinha acoplada a uma van - o Circuito Música Bahia mais uma vez exalta a recente produção musical baiana, com artistas participantes que são uma mostra da qualidade da nossa cena. O Circuito Música Bahia é uma realização da Multi Planejamento Cultural e tem patrocínio da Bahiagás e do Governo da Bahia, através do programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Conta com o apoio da Prefeitura de Santo Amaro.
O Circuito Música Bahia em suas edições anteriores já proporcionou ao público shows de artistas como Tiganá Santana, Larissa Luz, Manuela Rodrigues, Russo Passapusso, os grupos Maglore, Vivendo do Ócio e o duo Dois em Um. Nesta quarta edição, mantém-se a ideia de combinar artistas de diferentes buscas musicais e criativas, com desenvolvimento de trabalhos autorais e experimentação estética, onde a pluralidade é uma característica forte, que impede o enquadramento em gêneros específicos.
O projeto ainda propõe o workshop "Carreira musical – Gestão e Mercado", que acontece no dia 28 de janeiro de 2020, às 19h, no Commons Studio Bar. O encontro tem finalidade de sensibilizar e qualificar os artistas e profissionais da música a atuarem no mercado. O propósito é qualificar os agentes da música de diferentes cidades, fortalecendo a rede de produção musical baiana.
SERVIÇO
4º Circuito Música Bahia
SALVADOR
Dia 21 de dezembro
Às 16h, no Largo do Santo Antônio
Pedro Pondé e Toco y Me Voy
SANTO AMARO
Dia 22 de dezembro
Às 16h, na Praça do Riachuelo
Josyara e Roberto Mendes
ATRAÇÕES
Salvador
Toco Y Me Voy
A banda surgiu em 2011 e já teve a música "Caroleta" selecionada para o IX Festival de Música da Educadora FM. Lançaram seu primeiro EP “Toco Y Me Voy” em 2012 elogiado pelo público e crítica especializada. Já em 2013 subiram aos palcos de casas de shows em Salvador, Aracaju, Florianópolis, Festivais em Feira de Santana e turnê em sete cidades italianas em 2014. Em 2015 foram indicados em três categorias no Prêmio Caymmi de Música e levaram o troféu de melhor roteiro do vídeo clipe da música “Toco Y Me Voy”. O grupo é formado por Thiago Ribeiro - compositor, guitarrista, vocalista e natural de Aracaju -, Daniel Neto - acordeonista e natural de Ilhéus -, Gustavo Marimbá - baixista e natural de Florianópolis - e Gabriel Zunga - compositor, baterista e percussionista, natural de Salvador.
Pedro Pondé
Hoje em carreira solo e com um EP lançado chamado Licença, o artista está em fase de pré-produção de mais um trabalho autoral, levando aos palcos (nas versões elétrica ou acústica) músicas próprias e versões que passeiam livre e naturalmente por diversos estilos, como reggae, rock, MPB, alcançando todas as idades. O artista que iniciou sua carreira no teatro, integrou a banda Scambo nos anos 2000 e fundou a banda O Círculo, com as quais alcançou rapidamente o reconhecimento do público e crítica.
Santo Amaro
Roberto Mendes
Roberto Mendes é, sem dúvida, a mais representativa tradução da música do Recôncavo Baiano, principalmente através de seu violão de sotaque singularmente percussivo. Filho pródigo de sua terra, Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, o artista nunca se mudou da sua cidade, embora sua música tenha viajado o mundo em sua própria voz e na interpretação de artistas como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Marco Pereira e Virgínia Rodrigues. Ele costuma dizer que é mais do que feliz, é santo-amarense. Ao longo de mais de quarenta anos de carreira, lançou nove álbuns, Exímio violonista, também é cancioneiro e, em seu trabalho de compositor, destacam-se canções como Yayá Massemba, Filosofia Pura, Manda Chamar e Bom Começo.
Josyara
Josyara é cantora, compositora, instrumentista e arranjadora natural de Juazeiro – BA. Iniciou sua carreira ainda muito jovem, apresentando-se em bares da noite da sua cidade natal, da capital baiana e em diversos festivais. No dia 17 de agosto de 2018 chegou nas plataformas digitais o segundo disco de Josyara. Mansa Fúria traz um retrato da cantora, compositora e violonista baiana em seu percurso sertão/litoral/metrópole. A artista traz em suas composições um olhar sensível sobre seu cotidiano e sua história, embaladas por um violão percussivo e potente. Se em seu disco de estreia “Uni Versos” ela apresenta suas raízes do sertão baiano, em Mansa Fúria ela escancara sua versatilidade trazendo uma voz e violão que dialogam perfeitamente com texturas eletrônicas.