Dia 1 de junho
Ana Cristina Pereira , Salvador |
30/05/2019 às 14:43
Vertin Moura
Foto: Hugo
O cantor e compositor pernambucano Vertin se apresenta pela primeira vez em Salvador neste sábado (01/06) no Mercadão CC, no Rio Vermelho. Ele mostra, em formato acústico, o repertório de seu segundo álbum, Pássaro Só, lançado no ano passado. E divide a noite com o poeta Nelson Maca e com o DJ Pinduka.
Com um trabalho autoral e multicultural, Vertin tem chamado atenção pelo olhar introspectivo com que trata diferentes temas em suas canções. Lançado de forma independente e produzido pelo próprio Vertin, o álbum é composto por 12 faixas. Entre elas, Domingos, homenagem ao ator Domingos Montagner, que morreu após ser arrastado pela correnteza do Rio São Francisco, em 2016. No show, ele apresenta, ainda, canções de trabalhos anteriores como À que Morreu, Permutação e De Alma, Corpo, Mente e Coração, gravadas por Almério, Lirinha e Marcelo Jeneci, respectivamente.
Antes de Vertin, Nelson Maca declama seus poemas negros em diálogo com os tambores de Jorjão Bafafé, na performance batizada de Tamborismo. Maca lança no evento o videopoema Salvador Maputo, uma das ações da campanha Go Afrika – através da qual ele viabilizará sua ida a Moçambique, em julho. Ele também vai expor no local as camisetas feitas exclusivamente para o projeto.
Quem abre a noite é o DJ Pinduka, com um repertório “de música pra pular” que dialoga com os dois artistas e transita pelo caminho de Ednardo, Amelinha, Zé Ramalho, Roze, Raimundo Sodré, Lazzo Matumbi, Papete e muito mais.
Vertin
Além de músico, Vertin é ator, com vários trabalhos no currículo. Seu último trabalho é o inédito Sertânia, novo filme de ficção do cineasta baiano Geraldo Sarno. Ele também esteve no elenco dos filmes Big Jato (Cláudio Assis) e Marighella (Wagner Moura) e na segunda temporada da série 3% (Netflix). Seu primeiro álbum, Filhosofia, foi lançado em 2012.
Tamborismo
Performance poético-musical do escritor Nelson Maca em diálogo com a percussão de Mestre Jorjão Bafafé. Explora o ritmo orgânico da língua e do corpo acompanhada pelo couro e efeitos da percussão afro-baiana. Células rítmicas do candomblé, do reggae, do dub, do rap, do kalypso, do funk carioca e do funk-soul fundem-se com o ritmo próprio dos versos. Em conteúdo e forma, Maca e Bafafé transitam no território da negritude.
Pinduka
Interessado na canção popular brasileira em seus muitos modos, vai levar para a pista um set dedicado à música pra pular nordestina dos anos 70. Entre as bolachas que vão girar nos toca discos, biscoitos finos com a psicodelia sertaneja de Amelinha, Ednardo e o Pessoal do Ceará, Zé Ramalho, Fagner, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Dominguinhos, Sivuca, Roze, Fábio Paes e Papete, além de afoxés e outras levadas baianas extraídas diretamente dos sulcos dos discos de vinil de Gerônimo, Lazzo, Jorge Alfredo e Raimundo Sodré.
Serviço:
Show: Vertin, Nelson Maca e Jorjão Bafafé e DJ Pinduka
Onde: Mercadão CC (Rio Vermelho)
Quando: sábado (01), a partir das 18h
Ingressos: Pague Quanto Quiser (com sugestão a partir de R$10)
Mais informações: 9 8627-3416 (Nelson Maca) e facebook (Vertin, Tamborismo e psicodelia nordestina)