Nesta sexta-feira(10), 21h30, o Grupo Botequim realiza edição especial da sua tradicional roda de samba na Senzala do Barro Preto, sede do bloco Ilê Aiyê. Será na Ladeira do Curuzu, Liberdade, bairro que é símbolo de resistência da cultura do povo negro, que um repertório preparado com capricho será cantado, com participação de Juliana Ribeiro, Bira Negros de Fé e a veterana Gal do Beco. Ingresso: R$ 15. Vendas: Sympla.
O Grupo Botequim promete um encontro para suar a camisa e fazer valer o ineditismo de colocar seu público para dançar e cantar nesse local que é reduto de lutas e alegrias do bloco afro mais antigo do Brasil. “Vai ser uma noite inesquecível de samba e de fortalecimento da nossa cultura”, comenta Roberto Ribeiro, um dos fundadores e cavaquinista do grupo.
Os convidados da noite são uma confirmação de que o samba vai rolar solto, a começar pela carismática e talentosíssima cantora e compositora Juliana Ribeiro, voz emblemática na valorização do samba no cenário da música baiana. Ela faz da música um veículo de divulgação da sua pesquisa como historiadora e desnuda as origens do gênero musical com ritmos como lundu, jongo, batuque, maxixe e sembas angolanos.
Voz forte do samba da Bahia e madrinha do Botequim, estará lá também Gal do Beco, conhecida por muitos como “Dama do Samba da Bahia” Carioca da gema e baiana de coração, por muitos anos esteve à frente do famoso Beco de Gal e carrega a marca de ser uma grande divulgadora do samba de raiz. Com um entusiasmo admirável, Gal é intérprete de grandes sucessos de compositores como João Nogueira, Cartola, Nelson Cavaquinho e Nelson Rufino.
Numa noite de veteranos da música, ainda marca presença Bira, líder do grupo Bira Negros de Fé, que comemora 21 anos de existência em 2019, e que é conhecido no Curuzu pelo trabalho social que desenvolve no bairro. Bira traz em seu repertório canções de grandes compositores e bandas como Toti Gira, Arlindo Cruz, Grupo Revelação e Exalta Samba.
GRUPO BOTEQUIM – Já os músicos anfitriões prometem uma apresentação à altura da ocasião e dos convidados ilustres. Grupo dos mais respeitados hoje na cena do samba tradicional da Bahia e do Brasil, o Botequim vai mostrar um repertório de grandes clássicos do samba e também canções autorais.
Respeitado pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país, o Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaco e voz), Pedrão (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Mestre Bira (surdo), Lalá Evangelista (percussão) Washington Rodrigues (Violão 7 cordas) e Everton Marco (percussão e voz).
SERVIÇO:
Edição Especial da Roda de Samba do Grupo Botequim
Participações: Juliana Ribeiro, Gal do Beco e Bira Negros de Fé
Data: Sexta-feira (dia 10/05)
Horário: 21h30
Onde: Senzala do Barro Preto – Ladeira do Curuzu
Ingressos: R$15,00
Vendas: Sympla e bilheteria da Senzala do Barro Preto