Os sambistas Walmir Lima e Juliana Ribeiro são os convidados especiais da edição de maio do Samba na Varanda, prestigiada e animada roda de samba comandada pelo também cantor e compositor baiano Edil Pacheco. Será no próximo dia 5, um domingo, no Centro Cultural Samba na Varanda, que fica na Rua Pituaçu, no Imbuí.
Walmir, velho parceiro de Edil (os dois fizeram o samba de roda Santo Amaro é uma flor), é autor da icônica Ilha de Maré, sucesso nacional na voz de Alcione e peça obrigatória no repertório do artista. Dessa vez, Walmir apresentará Ilha de Maré e, na sequência, um novo samba, Mar Grande da Ilha, que celebra a localidade da Ilha de Itaparica, onde tem familiares.
Juliana Ribeiro, que já se apresentou uma vez no Samba na Varanda, integra a nova geração de sambistas baianos. Cantora, compositora e pesquisadora, faz um trabalho profundamente ligado às matrizes do samba, com um repertório requintado, que contempla também lundus, jongos, batuques e sambas-de-roda, mesclado com peças autorais e clássicos do gênero.
O Samba na Varanda é uma celebração do mais importante gênero musical brasileiro e foi concebido por Edil Pacheco – ele próprio um sambista de alto quilate –, que transformou um imóvel no Imbuí em espaço cultural, onde vêm se encontrando sambistas e apreciadores do samba em animadas domingueiras.
Por lá, já passaram como convidados especiais Juliana Ribeiro, Nélson Rufino, Dora Vergueiro, Roberto Mendes, Lazzo Matumbi, Gerônimo, Zelito Miranda, o maestro Fred Dantas, Margareth Menezes, Armandinho, Alexandre Leão e Beto Pitombo. Nem todos rigorosamente sambistas, é claro. Mas, como explica Edil, “o objetivo do projeto é a valorização da MPB em todas as suas vertentes, embora com destaque para o samba”.
A roda de samba do dia 5 de maio terá ainda a animação da banda Cor do Brasil – formada por Du Marques (violão de sete cordas), Lazinho do Banjo (cavaquinho), Cicinho de Assis (acordeon), Esquerdinha (pandeiro), André (percussão), Régis (surdo) e Ivan Solon (repique de mão).
Além dos dois convidados especiais, se apresentará ainda o anfitrião Edil Pacheco – e quem mais quiser cantar e tocar pois, afinal, na roda de samba formada em torno de uma grande e centenária mesa de madeira de lei resgatada e trazida por Edil de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, sempre cabe mais um.
Os frequentadores espalham-se por mesas dispostas no amplo terreiro, à sombra das mangueiras. A festa começa às 13h e vai até o final da tarde, com rodadas de cerveja, comidinhas regionais e pausas entre as apresentações para o bate-papo.
SERVIÇO:
Data: 5 de maio de 2019.
Horário: das 13h até o final da tarde.
Local: Centro Cultural Samba na Varanda.
Endereço: Rua Pituaçu, 21 (transversal da Avenida Jorge Amado), no Imbuí.
Couvert: R$ 20 (primeiro lote, até a véspera) e R$ 25 (no local, antes das apresentações)
Reservas: (71) 99952-9733