Nos 20 anos do Bloco Os MASCARADOS, o convite é para reviver esta história com a fantasia mais linda do universo da folia. Carimbe o seu passaporte para viajar na alegria da Barra até Ondina, quinta-feira, às 21h45, sob o comando de Margareth Menezes (@margarethmenezes). Após 10 anos, ela retorna como convidada especial neste Carnaval histórico do bloco, do qual foi uma de suas fundadoras. Já a coroa comemorativa dos 20 anos, vai para as cabeças da atriz e apresentadora Adriane Galisteu e o artista plástico e diretor do Cortejo Afro Alberto Pitta, que vão comandar seus súditos foliões no Circuito Dodô.
Com o trio puxado por Margareth Menezes, a previsão é de que o bloco multiplique seus milhares de seguidores, por conta da euforia pelo retorno da cantora. É esperado uma grande invasão de foliões, que devem trocar suas identidades por piratas, enfermeiras, super-heróis, freiras, dragas, guerreiros, príncipes, princesas, caricatas, bruxas, fadas, arlequins e pierrôs, entre outros personagens do universo político e das artes.
Com esta proposta inovadora, Os Mascarados atraem um público diversificado, descolado e cult, formado por jornalistas, artistas plásticos, atores, empresários e profissionais liberais.
MAGA NO COMANDO
Margareth Menezes vem com muitas novidades para o Carnaval 2019. Depois de agitar o Verão com shows pelo país e promover domingos eletrizantes no Mercado Iaô, ela chega com um repertório repleto de sucessos e novidades para comandar Os Mascarados. A música nova, Canto da Massa, samba-reggae de Pierre Onassis, um dos hits deste Carnaval, se junta as recentes Todo Mundo Alegre e Coisa Milenar, todas nas plataformas digitais, entre seus consagrados sucessos.
Para a alegria do folião, não faltam os sucessos que marcaram a trajetória de seus 32 anos de carreira, como Faraó, Elegibô, Dandalunda, Toté de Maianga, Alegria da Cidade, Passe em Casa, Selei, Me Abraça e Me Beija, entre outras. Já os que acompanharam a cantora na primeira década no bloco, já esperam o seu grito de guerra com Noite dos Mascarados, de Chico Buarque, e também pelas antigas marchinhas e frevos que ela resgata no seu repertório.
“Recebi com muita felicidade esta homenagem para cantar nos 20 anos dos Mascarados. É bacana esse reconhecimento na minha carreira. Cantei 10 anos no bloco, participei de seu surgimento, uma ideia que deu certo, porque a nossa intenção era justamente fazer um bloco a fantasia, sem cordas e para todas as pessoas. Vai preto, branco e amarelo. Em 20 anos, Os Mascarados ganhou força, essa proporção de reunir todas as tribos, todo mundo misturado e todo mundo junto”, conta Margareth.
No trio elétrico, o show de Margareth Menezes tem direção musical do baterista Tito Oliveira e auxílio dos competentes músicos Théo Silva (guitarra), Nelmário Marques (baixo), Marcelo Galter (teclados), Karyne Rosselie (backing vocal) e Gutto Messias e Luizinho do Jêje (percussão). Nos últimos nove anos, Os Mascarados foram comandados pela Banda Mascarados e seus convidados Márcia Castro, Gaby Amarantos, Maria Gadu, Magary Lord, Preta Gil, Márcia Freire, Márcia Castro, Edson Cordeiro, Sandra de Sá, Elba Ramalho e Lenine.
Adriane Galisteu e Alberto Pitta vão reinar no Bloco Os Mascarados no Carnaval 2019. Nestes 20 anos, a coroa do bloco já passou por muitas cabeças famosas, entre elas Astrid Fontenelle, Luís Miranda, José Simão, Preta Gil, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Rita Batista e Paulinho Boca de Cantor, Licia Fabio, Zebrinha, Maurício Magalhães, Adriane Galisteu, Fabio Lago, Isabel Filardis, Paulo Borges, Érico Brás e Kenia Maria.
MASCARADOS 20 ANOS
Há 20 anos, Os Mascarados surgiam no Carnaval da Bahia para fazer a diferença no meio de milhares de abadás que tomavam conta dos circuitos da folia. Um bloco gratuito, com uma trajetória de sucesso em resgatar a alegria e a forma lúdica de se divertir fantasiado, que o consolidou como o mais plural e alegórico do Carnaval de Salvador.
O bloco Os Mascarados nasceu, em 1999, do apelo popular e também através de um convite da Prefeitura Municipal do Salvador para comemorar o aniversário de 450 anos da cidade. A ideia era apresentar uma proposta diferente, que resgatasse as alegorias dos antigos carnavais. Já na primeira edição, o desfile de Os Mascarados foi um grande sucesso e, desde então, vem conquistando mais foliões.
A partir de 2009, Os Mascarados continuou a desfiar no Circuito Dodô com toda sua infraestrutura de segurança e cordas, sendo a fantasia a única obrigatoriedade para a diversão. Lá você é amigo do rei ou o próprio rei ou rainha. Pode ser um super-herói ou vilão, político ou simplesmente uma enfermeira, médico, bombeiro... Seja quem você quiser!
SERVIÇO:
Bloco Os Mascarados 2019
Data: 28 de fevereiro (quinta-feira)
Local: Circuito Dodô (Barra-Ondinha)
Atrações: Margareth Menezes e os reis Adriane Galisteu e Alberto Pitta
Categoria: sem cordas
Horário: 21h45