O Pelourinho Dia e Noite promove na próxima sexta, 18/1, às 20h, seu segundo show da ação “Arte no Paschoal”. O espetáculo em tom intimista acontece na Cruz do Paschoal, na Rua Direita do Santo Antônio e quem se apresenta é Will Carvalho, com “Elis sob o Canto Negro de Wil Carvalho”, onde a baiana interpreta os grandes sucessos de Elis Regina. No dia 25/1 será a vez de Pedro de Rosa Moraes cantando Cartola e no dia 01/2 aulinho Boca, que canta a história da música na Bahia.
Elis sob o Canto Negro de Wil Carvalho - Elis gravou um leque grande de compositores passando por Edu Lobo, Gilberto Gil, Cartola, Tom Jobim, Chico Buarque, e alguns desconhecidos na época como Ivan Lins, João Bosco e Belchior, que forneceram ao repertório dela grandes sucessos tais como "Madalena", "O Bêbado e a Equilibrista" e "Como Nossos Pais".
Esse naipe de compositores a conduz a músicas um tanto rebuscadas nas melodias, e que tomaram como apoio um reforço nas harmonias do arranjador Cesar Camargo Mariano, com o qual foi casada. Esse reforço harmônico ampliava as possibilidades melódicas e dava um empurrão na criatividade inventiva da artista.
A ideia do show é manter essa estrutura somando a ela a forte presença rítmica encontrada na música baiana e do Nordeste de um modo geral, e particularmente de Wil Carvalho que traz isso no seu cantar. Músicas como "Romaria" e "Aquarela do Brasil" também farão parte desse repertório tão pop e tão cult desse cenário musical brasileiro.
Artistas do bairro podem participar – Dentro do “Arte no Paschoal” vai acontecer o Movimento Som do Bairro, que promoverá a apresentação de grupos musicais oriundos do Santo Antônio Além do Carmo. Antes dos shows principais, dois grupos por noite se apresentarão mostrando porque o bairro é um dos mais artísticos da capital.
Para participar do Movimento Som do Bairro basta entrar no site- pelourinhodiaenoite.com.br - e obter todas as informações. Mas é imprescindível que esses grupos possuam alguma sintonia artística com o show principal da noite. Por isso, serão selecionados através de uma curadoria as propostas que mais se aproximarem da MPB, chorinho , jazz, bossa nova...
O projeto Pelourinho Dia e Noite é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico.
Confira a programação do Pelourinho Dia e Noite de 15 a 20 de janeiro
O Pelourinho Dia e Noite agita o Centro Histórico de Salvador com uma série de ações culturais como o espetáculo de teatro musical de rua Circuito Jorge Amado, primeira montagem do POTI – Polo de Teatro Itinerante da Bahia, as rodas do Viradão do Samba, os concertos das orquestras do Popelô nas igrejas e no Cruzeiro do São Francisco, os grupos de percussão formados por jovens do Pelourinho, apresentações especiais de capoeira e shows intimistas na Cruz do Paschoal. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.
Dia 15/01 – terça-feira
19h30 – Viradão do Samba – apresentações na Praça da Sé, Rua das Laranjeiras e Largo do Pelourinho com os grupos Jota Zô, Samba de Verdade e Bambeia
Dia 16/01 – quarta-feira
17h – Popelô - Ensaio de Portas Abertas - com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas, na Igreja da Misericórdia, na Praça Municipal.
Dia 17/01 – quinta-feira
11h e 16h – Capoeira Sou Eu – com mestres de capoeira do Pelourinho em rodas itinerantes na Praça Municipal, Praça da Sé e Cruzeiro do São Francisco.
16h – República dos Tambores – desfile percussivo com o grupo do projeto Axé
17h – Popelô - Ensaio de Portas Abertas - com a Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone, na igreja do Boqueirão, no Santo Antônio Além do Carmo.
Dia 18/01 – sexta-feira
17h30 – República dos Tambores – desfile percussivo com o grupo Meninos da Rocinha
19h – POTI – Polo de Teatro Itinerante da Bahia – encenação do espetáculo de teatro musical de rua “Circuito Jorge Amado”, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus.
20h – Arte no Pascoal – show “Elis sob o Canto Negro de Wil Carvalho”, com Will Carvalho.
Dia 19/01 – sábado
11h e 16h – Capoeira Sou Eu – com mestres de capoeira do Pelourinho em rodas itinerantes na Praça Municipal, Praça da Sé e Cruzeiro do São Francisco.
10h – Popelô – ensaio aberto com a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal); sob regência do maestro Ângelo Rafael – igreja São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus.
12h30 – República dos Tambores – desfile percussivo com o grupo Tambores e Cores.
17h – Popelô – Concerto ao Ar Livre com a OCSal – Orquestra de Câmara de Salvador, do maestro Angelo Rafael, no Cruzeiro do São Francisco
Dia 20/01 – domingo
12h30 – República dos Tambores – desfile percussivo com o grupo Swing do Pelô
SERVIÇO:
O QUE? “Arte do Paschoal”- “Elis sob o Canto Negro de Wil Carvalho”
QUANDO? Dia 18 de janeiro
HORA? 20H
ONDE? Praça Cruz do Pascoal
INGRESSO: Gratuito