Shows

Concerto em homenagem ao Dia Nacional da Cultura acontece em Salvador

Dia 5, Museu de Arte Sacra
Coral Ecumênico , Salvador | 05/11/2018 às 11:20
CEB
Foto: George Lima

Hoje, 5 de novembro, é o Dia Nacional da Cultura. Para celebrar a data, o Coral Ecumênico da Bahia - CEB realiza um concerto especial, às 19:30, no Museu de Arte Sacra, Centro Histórico de Salvador, sob a regência do Maestro Jean Prado. O evento tem como motivação festejar as manifestações culturais que formam o Brasil, em sua história, com grande variedade de contribuições étnicas, que torna o país uma nação com uma extrema riqueza cultural. Esta apresentação conta com a participação de Hammurabi Ferreira ao piano e de Aliomar Araújo na percussão.

 

Neste concerto, o CEB apresenta um repertório escolhido com base na diversidade cultural do próprio grupo, passando pela música de concerto à música popular, abrangendo períodos históricos diferentes e canções de diversos gêneros, com peças já conhecidas pelo público que acompanha o coral, a exemplo de Canto pra Yemanjá e Eily, Eily, além de composições de outros nomes como Antonio Vivaldi, Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento e Fernando Brant. Destaque para a estreia da peça Roda Viva (Chico Buarque de Hollanda / Arr. Silvério). “Este concerto mostra a pluralidade cultural do nosso país, e em especial, deste grupo”, explica o maestro adjunto do CEB, Jean Prado. Celebrado anualmente no dia 5 de novembro, o Dia Nacional da Cultura, estabelecido por lei em 1970, marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923), um dos grandes nomes da história do Brasil.

 

Desde a sua fundação, o Coral Ecumênico da Bahia tem se comprometido com o fomento à cultura, interpretando obras de compositores locais, nacionais e internacionais dos mais diferentes períodos da história da música. A interação com outras artes – a literatura e o teatro – também são marcas do grupo, como o público comprovou nos concertos do CEB nas duas edições da Flipelô. “Pertencemos ao time que acredita na cultura como principal elemento de identificação de um povo e também como meio de articulação com outras comunidades”, atesta o Diretor Artístico do CEB, Maestro Angelo Rafael Fonseca.

 

O CEB é uma realização do Centro de Pesquisa, Estudos e Cultura - CEPESC. Composto por integrantes voluntários, religiosos ou não, o coral canta a diversidade religiosa, étnica e cultural do Brasil e do mundo, proclamando a beleza do respeito e boa convivência com as diferenças através do canto. O CEB se institui como mecanismo democrático que garante o exercício da liberdade de religião, filosofias, crenças, opiniões e convicções e dos direitos humanos. 

 

SERVIÇO

 

CONCERTO EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DA CULTURA

Local: Museu de Arte Sacra - Capela de Santa Tereza, Rua do Sodré, Dois de Julho, Centro Histórico de Salvador

Data: 05 de novembro, segunda-feira

Hora: 19:30

Regência: Maestro Jean Prado

Pianista: Hammurabi Ferreira

Percussionista: Aliomar Araújo

Entrada franca