Shows

Luxo Só o show de Gal Costa no FITA e + Margareth Menezes

Vai até dia 4
DP ,  Salvador | 04/11/2018 às 17:10
Gal Costa
Foto: DIV


O segundo dia do FITA - Festival de Itaparica - Música & Poesia, (3/11 sábado teve uma noite de shows memoráveis. Gal Costa subiu ao palco e fez, com o guitarrista Guilherme Monteiro, o seu show intimista "Espelho d'Água", onde cantou alguns dos seus maiores sucessos, homenageou João Gilberto e Tom Jobim, e contou histórias de sua infância ligadas à Ilha de Itaparica, como as pescarias em família, onde ela salvava os peixes depois de serem fisgados. Intenso e delicado, o espetáculo colocou Gal bem pertinho da plateia, que foi ao delírio. Luxo só...

Em seguida e encerrando a noite subiu ao palco com banda Margareth Menezes, que apresentou seu show “Rebeldia”, onde cantou canções de artistas que influenciaram sua carreira, sua maneira de pensar, que são referência para ela. Belchior, Fagner, Zé Ramalho, mas também Carlinhos Brown, Baiana System e Jorge Portugal, Chico César, Zeca Baleiro e Lenine. Além disso Margareth apresentou músicas autorais e encerrou com seus grandes sucessos, fazendo a praça Jardim dos Namorados em Itaparica tremer.

Mais música e poesia – Desde o final da tarde o festival foi movimentado por crianças das escolas de Itaparica que recitaram poesias consagradas e autorais, artistas de circo que ocuparam o palco como um verdadeiro picadeiro, cantores e manifestações culturais do município, como o Afoxé Obá.

Maria Prado de Oliveira, chegou com sua “Récita para a Esperança” com  poesias autorais e de grandes autores brasileiros e a Banda Limusine esquentou o começo da noite com seu divertido e muito bem realizado show onde o grupo de atores / cantores  mistura humor, performance e canções da década de 60.

Destaque na noite também foi o grupo Muriquins, que apresentou “Gênero, Classe e Raça” que traz como ponto forte a reverência à música negra que vem sendo produzida no Brasil. A expectativa de hoje é para o show de Jorge Vercillo, que acontece  às 21h e da Diamba, que encerra o FITA em clima de paz. Paz que tem sido absoluta durante o festival nas terras itaparicanas.

Veja programação deste domingo 4/11 :

04/11 (domingo)

Jorge Vercillo – Os maiores sucessos da carreira do cantor e compositor e violonista carioca serão apresentados no FITA, num show especialmente montado para o Festival.

Diamba – Formada pelos músicos Duda Sepúlveda, o Duda Diamba no vocal; Renato Nunes no baixo e Tilson Santana nos teclados, a banda Diamba com 22 anos de estrada segue se reinventando, criando novas sonoridades dançantes e sempre positivas, relacionando a vertente nativa do reggae brasileiro com as particularidades da cultura regional. Para a banda, que hoje conta com mais quatro integrantes, o baterista Iuri Carvalho, o tecladista Paulo Fael e os guitarristas André Lomi e Reman Buchegger, o segredo é manter o reggae sempre em evolução. Com sotaque baiano e forma de fazer poesia cotidiana, a Diamba usa e abusa da literatura nordestina e ainda adiciona influências do Rock and Roll e da MPB em suas composições e repertórios. Já as influências do reggae vão de Bob