Dia 20, Guanambi
Tasso Franco , da redação em Salvador |
18/06/2018 às 15:51
Targino Gondim
Foto:
Dono de vários sucessos e propagador do forró pelo Brasil e o mundo, Targino Gondim divulgou sua agenda de São João. O cantor, compositor e sanfoneiro este ano chega com o tema Sem Limites e se apresenta em três estados: Bahia, Sergipe e Pernambuco. Mais de 20 cidades receberão o show que vem conquistando o Brasil.
A semana mais comemorativa do mês será aberta na quarta-feira, dia 20, no sertão, em Guanambi. De lá o artista segue para Barreiras, dia 21 e Itaberaba, dia 22. No sábado, dia 23, véspera de São João, tem show em quatro cidades. Itapetinga, Itororó, Jequié e Jaguaquara. No domingo, dia 24, tem o São João da Bahia, em Salvador, no Pelourinho, e Castro Alves.
O dia 28 tem festa de São Pedro em Muritiba com Targino Gondim. Antes, dia 27, se apresenta na capital sergipana, Aracajú. No dia 29, Dias D´Avila e 30 em Iuiú. O mês de julho abre com show em Retirolândia e a turnê fecha em Almadina, dia 7, além de evento corporativo. Depois desta temporada Targino segue para África em mais uma temporada neste continente.
A propagação do forró começou em março, em cidades como São Paulo, onde tocou no Bar Brahma, Campinas, Itacaré e Andaraí (ambos em festivais), além de outras cidades. O mês de junho ainda teve show no dia 2, em Vitória da Conquista, 3, em Ubatã, 7, em Petrolina, 8, em Itabuna, 9, Riachão do Jacuípe, 10, Dias D´Avila, 15, Salvador, 16, em Petrolina e Itiúba e 17 em São Domingos.
Nestas cidades o artista apresentará o seu show Sem Limites que vai das canções autorais mais conhecidas, novas parcerias com Zeca Baleiro, Carlinhos Brown, Moraes Moreira, clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e, claro, clássicos juninos.
Targino Gondim - Sanfoneiro, cantor e compositor, o artista é curador e criador do Festival Internacional da Sanfona (Juazeiro-BA), Festival de Forró da Chapada (Mucugê-BA), Conecta Chapada (Andaraí-BA), e Festival de Forró de Itacaré (Itacaré-BA). O artista tem mais de 20 anos de carreira.
Tudo começou quando ainda era um menino. Em Juazeiro, onde aprendeu a tocar sanfona e inspirado no maior ícone da sanfona, Luiz Gonzaga. Venceu o Grammy Latino 2001 (o Oscar da Música) com a canção de sua autoria "Esperando na Janela”, que também ganhou a voz de Gilberto Gil e deu ao artista espaço no longa brasileiro, “Eu, Tu, Eles”. Em 2001 lança pela Warner seu primeiro CD Nacional: Dance Forró Mais Eu, produzido por Roberto Sant’Anna, e com participação de Gilberto Gil.
Em 2009 lançou o projeto Canções de Luiz, trabalho que lhe rendeu o prêmio de Melhor Cantor no 21º Prêmio da Música Brasileira 2010 (antigo Prêmio Tim de Música). Em 2015 lançou Canções Divinas incluindo música de sua autoria em homenagem ao Papa: "O Papa Francisco", recebendo uma carta de agradecimento do Pontífice.
Em 2017, Targino lança seu 27 CD "Amor Que Apaixona" com destaque para "Refugiados", outra de sua autoria com base na história de sofrimento dos refugiados da África e Oriente.
Em 2018, lança mais uma série Sou o São João(Canal Futura), realiza o 5° Festival Internacional da Sanfona, Conecta Chapada, Festival de Forró da Chapada, Festival de Forró de Itacaré e lança seus mais novos CDs: Forró, Festa e São João(com todos os grandes nomes do forró brasileiro juntos), trabalho produzido e dirigido por ele, e o CD Targino Sem Limites (com participações especiais de: Zeca Baleiro, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Fágner, Gilberto Gil, Leonardo, Moraes Moreira, Bell Marques, Xandy Aviões e Baiana System).