Dia 6 de junho
Da Redação , Salvador |
04/06/2018 às 19:41
Duo Robatto
Foto:
O Duo Robatto, composto pelos músicos Lucas Robatto (flauta) e Pedro Robatto (clarineta), será responsável por dar o tom musical à cerimônia de posse dos novos acadêmicos da Academia de Ciências da Bahia (ACB), em sessão solene que acontece nesta quarta-feira, dia 6 de junho, às 18h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia. Escolhidos pelo notório saber e por sua relevante atuação científica em diferentes áreas do Conhecimento, os novos acadêmicos totalizam nove membros, sendo sete titulares e dois juniores. A solenidade será conduzida pelo presidente da instituição, o professor e pesquisador Jailson Bittencout de Andrade, titular do Instituto de Química da UFBA e membro da Academia Brasileira de Ciências.
Como membros titulares da ACB, tomarão posse os seguintes professores: PhD. Edson Duarte Moreira Junior, pesquisador titular da Fiocruz- Ba e líder do Centro de Pesquisa Clínica das Obras Sociais Irmã Dulce; Dr. Ferlando Lima Santos, docente no Centro de Ciências da Saúde da UFRB e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação; PhD. Luiz Antônio Rodrigues de Freitas, professor titular de Patologia da Faculdade de Medicina da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFBA/Fiocruz; Dra. Maria das Graças Andrade Korn, professora titular do Instituto de Química da UFBA; PhD. Pedro de Almeida Vasconcelos, professor nos Programas de Pós-Graduação em Planejamento Territorial da UCSAL e em Geografia da UFBA; Dr. Valfredo Azevedo Lemos, professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); e PhD. Walter Nei Lopes dos Santos, professor titular da Universidade do Estado da Bahia/Uneb.
Como membros juniores serão empossados: Dr. Guilherme de Sousa Ribeiro, professor associado do Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA), pesquisador em Saúde Pública na Fiocruz-B e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq; e Dr. Rafael Augusto de Melo, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFBA e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.
Contribuição
A Academia de Ciências da Bahia é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 2010 pelo professor Roberto Figueira Santos, ex-Reitor da UFBA e ex-Governador do Estado da Bahia. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia. Para tanto, reúne cientistas e pensadores das áreas de Ciências Exatas, Agrárias e da Terra; Ciências da Vida; Filosofia e Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Artes.