Shows

ORQUESTRAS se apresentam no Terreiro de Jesus: velhos carnavais

Aconteceu na sexta
Da Redação , Salvador | 09/02/2018 às 19:43
Orquestras ocupam espaço no Carnaval de Salvador
Foto: Inácio Teixeira
Uma mistura de música clássica com axé, ijexá, marchinhas e pagode encantou o Carnaval familiar do Pelourinho nesta sexta-feira (9), no Palco Multicultural, montado no Terreiro de Jesus. Segunda atração da noite, o maestro Sérgio Benutti comandou uma orquestra composta por 20 músicos e apresentou canções como "Colombina", "Bloco do prazer" e de cantores e bandas baianas, como Ivete Sangalo, Daniela Mércury e Olodum.  

“É uma proposta diferente no Carnaval, mas dá continuidade a algo que nós fazíamos muito aqui no Pelourinho, que eram as noites dançantes, com repertório tradicional e de marchinhas antigas. Proporcionar uma variação entre o clássico e o popular é algo que a gente sempre faz com a orquestra, mostrando no Pelô uma atração tradicional, mas ao mesmo tempo diversificada”, disse o maestro Sérgio Benutti.

Antes dele, o público se admirou com a apresentação da Sanbone, que passeia entre o concerto e o pagode. A apresentação inovadora surpreendeu o artista plástico Beto Carvalho, de 62 anos, que assistiu a tudo boquiaberto, ao lado da esposa e dos filhos. “Essa mistura de pagode com arranjo instrumental é sensacional, algo novo para a gente”, opinou.

A admiração do público deixou feliz o maestro Hugo San. “É muito bom poder contribuir com essa abertura de leque, mostrando novas propostas e oportunidades. Além de a gente se divertir, contribuímos com a divulgação da nossa música e cultura para um grande público dentro do carnaval”, contou.

O repertório contou com canções como "Amar, amar" e "Frevo mulher", além de trabalhos autorais utilizando a música de concerto com o jazz e o pagode. “A gente passeia com as diversas possibilidades que os instrumentos nos permitem”, acrescentou Hugo San. 

Para a vendedora Beatriz Alves, 43, presente no evento, essa foi a melhor iniciativa que a Prefeitura poderia ter tomado:  “É um espaço maravilhoso para as crianças, terceira idade e para o público em geral, que prefere um Carnaval mais moderado, mais tranquilo. Todos os anos eu estou aqui”. 

A sexta orquestrada segue até as 22h de hoje com a apresentação de mais três maestros: Zeca Freitas, Paulo Primo e Fred Dantas. Amanhã, o som alternativo de Roça Sound, Os My Friends, Dionorina e Mosiah toma conta do Palco Multicultural, a partir das 19h e até as 23h.