o, o desfile de Os Mascarados foi um grande sucesso e, desde então, vem conquistando mais foliões.
JM , Salvador |
06/02/2018 às 18:31
Érico Bras e Kênia Maria
Foto: Priscila Prade
Transforme-se! Mude sua identidade e vista sua fantasia, que é o principal passaporte para quem quer se divertir no Os Mascarados, na quinta-feira (08/02), às 21 horas, no Circuito Dodô. Nesta 19ª edição, o bloco chega com tudo no Carnaval 2018, sem perder a identidade de ser o mais democrático, plural e alegre da folia de Salvador. Sob o comando da Banda Mascarados, liderada pelo vocalista Maurício Silveira e com direção musical de Luciano Silva, o bloco ganha uma sonoridade mais pop e uma pegada da black music de Liniker e Sandra de Sá. Já a coroa do seu reinado, vai para as cabeças do casal de atores Érico Brás e Kênia Maria, que vai comandar seus súditos foliões da Barra até Ondina.
Como acontece há 19 anos, o circuito Dodô será invadido por mascarados, piratas, enfermeiras, padres, super-heróis, freiras, gladiadores, negas malucas, guerreiros, príncipes, princesas, caricatas, bruxas, fadas, arlequins e pierrôs, entre outros personagens. Com esta proposta inovadora, Os Mascarados atraem um público diversificado, descolado e cult, formado por jornalistas, artistas plásticos, atores, empresários, profissionais da saúde, músicos e dançarinos.
Como nos últimos anos, neste Carnaval os Mascarados voltam a abraçar a Campanha da Aids, em parceria com a Secretaria da Saúde e Ministério da Saúde, e a Campanha Respeite as Mina, de enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, através da Secretaria de Política para Mulheres do Estado da Bahia.
CANTORES E REIS
Liniker e Sandra de Sá são os cantores convidados, que seguem a tradição de se juntar a Banda Mascarados na missão de comandar o bloco no clima alegre e descontraído. O repertório eclético, que mistura todos os gêneros musicais, inspira o folião a brincar, dançar e sonhar. Na história de Os Mascarados, vários cantores já dividiram os vocais com a Banda Mascarados, entre eles, Márcia Castro, Gaby Amarantos, Maria Gadu, Magary Lord, Preta Gil, Márcia Freire, Márcia Castro, Margareth Menezes, Edson Cordeiro, Sandra de Sá, Elba Ramalho e Lenine.
Dirigida por Luciano Silva e comandada Maurício Silveira, a Banda Mascarados se destaca com seus instrumentos tradicionais que marcam a sua sonoridade, como o naipe de sopro, que caracteriza os carnavais antigos. “ Desde que montamos a Banda Mascarados, ela recebe cantores diferentes a cada ano, ganhamos essa possibilidade de entrar em contato com toda a diversidade da música brasileira e trazê-la para o Carnaval, que é um exemplo de mistura democrática da Cultura”, conta Luciano Silva. Ele acrescenta que “fazer releituras dos sucessos desses artistas tem sido uma grata surpresa, como será com Liniker e Sandra de Sá”.
O casal de atores Érico Brás e Kênia Maria vai reinar no Bloco Os Mascarados no Carnaval 2018. A coroa do reino da folia e da alegria de Os Mascarados já passou por muitas cabeças famosas, entre elas Astrid Fontenelle, Luís Miranda, José Simão, Preta Gil, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Rita Batista e Paulinho Boca de Cantor, Licia Fabio, Zebrinha, Maurício Magalhães, Adriane Galisteu, Fabio Lago, Isabel Filardis e Paulo Borges.
MASCARADOS 19 ANOS
Há 19 anos, Os Mascarados surgiam no Carnaval da Bahia para fazer a diferença no meio de milhares de abadás que tomavam conta dos circuitos da folia. Um bloco gratuito, com uma trajetória de sucesso em resgatar a alegria e a forma lúdica de se divertir fantasiado, que o consolidou como o mais plural e alegórico do Carnaval de Salvador.
O bloco Os Mascarados nasceu, em 1999, do apelo popular e também através de um convite da Prefeitura Municipal do Salvador para comemorar o aniversário de 450 anos da cidade. A ideia era apresentar uma proposta diferente, que resgatasse as alegorias dos antigos carnavais. Já na primeira edição, o desfile de Os Mascarados foi um grande sucesso e, desde então, vem conquistando mais foliões.