São 73 atrações
Da Redação , Salvador |
05/02/2018 às 11:51
Lazzo Matumbi
Foto:
O Carnaval no Pelourinho tem o tema “220 anos da Revolta dos Búzios - Igualdade e Liberdade”. A abertura acontece na noite de sexta-feira, terá o comando de uma das mais belas e fortes vozes que representam a Bahia, Lazzo Matumbi, que com diversos clássicos que marcaram época, apresenta um repertório que versa sobre liberdade, igualdade e resistência. Entre os títulos que não devem faltar no show, canções como ‘Alegria da Cidade’ e ’14 de maio’.
Serão 73 atrações selecionadas para compor os cinco dias de programação. O palco principal da festa, no Largo do Pelourinho, será por mais um ano o cenário de encontros musicais surpreendentes que prometem fornecer momentos memoráveis na folia.
Entre os encontros, o cantor e compositor Mateus Aleluia, remanescente do grupo Os Tincoãs, a maranhense Rita Benneditto e a baiana Ana Mametto. O show se chama Folia Afro Brasileira, e será apresentado no domingo de carnaval, às 20h.
Também se misturam na programação os artistas e bandas Afrocidade, Luedji Luna e Xênia França; Alexandre Leão, Moreno Veloso e Davi Moraes; Ronei Jorge, Giovani Cidreira e Maglore; Riachão, Ana Paula Albuquerque e Paulinho Timor E Os Bambas de Sampa; Claudia Cunha, Manuela Rodrigues e Sandra Simões; Mazzo Guimarães, Luciano Salvador Bahia e Simone Mota; Aloísio Menezes, Hugo Sanbone e Márcia Rejane; e Luciano Calazans, Fernando Nunes e Gigi Cerqueira.
Além da programação no palco principal, não vão faltar opções nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água para foliões que procuram tanto os ritmos tradicionais do carnaval, quanto o público alternativo que busca por opções diferenciadas. Assim, estilos atemporais do Carnaval da Bahia, como samba, afro, axé, guitarra baiana, antigos carnavais e bailes de orquestra tem espaço garantido, ao lado de ritmos como reggae, pop rock, hip hop e arrocha, que vem criando novas vertentes na folia carnavalesca. E claro que a criançada não vai ficar de fora, pois os bailes infantis prometem animar as tardes dos pequenos foliões e suas famílias entre o sábado e a terça de carnaval.
Na sexta a partir das 19h, e nos demais dia a partir das 15h30, a programação nos largos vai contar com atrações como Africania, Pali OJC, Levi Barbosa, Vivendo do Ócio, Missinho, Lateral Elétrica, Aila Menezes, Baco Exu do Blues, Orquestra Popular de Maragojipe, Ligação 70 e o grupo infantil P.U.M.M. – Por um Mundo Melhor.
Os microtrios e nanotrios do Pipoca retornam ao Carnaval da Cultura, desta vez oferecendo um número maior de desfiles para acontecer no Pelourinho. A folia tem abertura na quinta-feira à noite, com o grande Encontro dos Microtrios e Nanotrios, que vai iluminar a noite no Terreiro de Jesus. Os projetos voltam a realizar mais uma apresentação cada durante os dias de festa no Pelourinho.
Participam do projeto Carnaval Pipoca os microtrios Peixinho Elétrico com Banda Marana, Dom Quixote de La Conga, Tuk Tuk Sonoro com Sylvia Patrícia, Microtrio de Ivan Huol, Garampiola, Verlando Gomes e Rural Elétrica, e Maíra Lins no Boteco Elétrico; e os nanotrios Bicicletrio Toca Raul com Banda Arapuka, Nanotrio Pelô Bossa Reggae com Loos Candelas, Peu Meurray e o Coletivo Gente Gente Boa se Atrai, e o Rixô Elétrico.